terça-feira, 31 de março de 2009

Como Usar Foto-Mosaik


"Crie mosaicos com centenas de fotos através deste ótimo aplicativo, muito leve e fácil de usar!"

Desde que o uso das câmeras digitais se tornou padrão entre usuários domésticos, centenas de desenvolvedores passaram a criar aplicativos especiais para esta nova demanda de consumidores, como programas simples para editar, alterar e aplicar efeitos em imagens.

O Foto-Mosaik, como o próprio nome deixa a entender, é um aplicativo desenvolvido especialmente para a criação de mosaicos. No entanto, ele realiza esta tarefa a partir de outras fotos que você já tem no computador, miscigenando a imagem desejada com outras de cores semelhantes.

Como funciona

Basicamente, o aplicativo reúne um grupo de imagens retiradas de um banco de dados criado previamente por você para criar os mosaicos. Caso você escolhesse uma imagem de uma maçã como molde, ele pegaria centenas de fotos vermelhas suas e colocaria automaticamente no lugar da imagem em que o corpo da fruta se encontra.

Tudo no programa funciona de modo automático, bastando configurá-lo corretamente para obter o resultado esperado. No entanto, algumas dessas opções podem complicar um pouco a vida do usuário, portanto, vamos à algumas dicas:

Como criar os seus mosaicos!

Ao executar o programa pela primeira vez, será necessário criar um banco de imagens para ele, que será acessado sempre que você criar um novo mosaico. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Clique na opção “Create database”.

2. Selecione “Add pictures to a database”.

3. Logo na primeira lacuna, escolha suas pastas de fotos para serem utilizadas.

4. As outras opções podem ficar em seus valores padrão, portanto, termine a adição clicando em “Start” e aguarde o processo, que pode demorar alguns minutos.

Desta forma, você já estará pronto para começar a criar as suas novas imagens. Para criar o seu primeiro mosaico, siga estes passos:

1. Acesse “Create mosaic-picture”.

2. Clique em “Open” e escolha a foto desejada para o mosaico.

3. Clique em “Choose” e selecione o local de destino da nova foto, além de seu nome.

4. Escolha o banco de dados que você acabou de criar.

Na próximas telas, será necessário configurar corretamente as opções para obter melhores resultados. Confira as descrições de cada uma delas logo abaixo, facilitando a personalização da imagem final.

Number of tiles in mosaic-picture: Define o número máximo de figuras dentro do mosaico. Um valor elevado neste quesito deixa a imagem bem mais definida.

Which format do the tiles have?: Basicamente altera o formato de cada pedaço da figura. Basta marcar a seleção com o formato desejado, conferindo a mudança na pré-visualização à esquerda.

Resolution: Altera a resolução de cada parte da figura. O valor recomendado de 150PPI pode ser usado sem problemas.

Paper size: Define o tamanho do papel utilizado. Basta abrir as opções e conferir aquele que você achar mais interessante, de acordo com a forma que utilizará a imagem formada.

Mosaic Options

Maximum: define o número máximo de vezes que uma mesma imagem pode ser utilizada. Lembre-se de colocar esta opção de modo que o total de fotos multiplicado pelo valor escolhido seja um número maior do que o que você escolheu na opção “Number of tiles in mosaic-picture”. Desta forma, a figura inteira ficará completamente preenchida por imagens.

Force using of all tiles in database: Define se você quer que o programa escolha as melhores imagens em cada situação, ou se ele deverá fazer uso de todas elas sempre em novos mosaicos.

Blend Factor: Esta alternativa delimita a prioridade entre a mistura da foto original e do mosaico criado. Estipular zero para esta opção deixa apenas o mosaico na foto nova. Escolher 100 deixa apenas a imagem de fundo.

O RESULTADO

Depois de alterar e personalizar todas as opções do programa, basta aguardar a criação do seu mosaico, conferindo os resultados em seguida. Criando diversas imagens você em pouco tempo ficará craque no aplicativo, sabendo lidar com os seus aspectos de forma mais interessante e criando imagens cada vez mais belas para dar uma renovada em suas fotos.

Um comentário: