domingo, 29 de março de 2009

Como Usar Cyberlink PowerDVD

Por Pablo de Assis
sexta-feira, 27 de março de 2009
Aprenda como assistir filmes e DVDs no seu computador usando o Cyberlink PowerDVD

Muita gente faz muita coisa somente com o computador. A palavra da hora é “convergência”, ou seja, quanto mais funções um mesmo aparelho puder fazer, melhor. Por exemplo, hoje em dia, um celular não faz só chamadas, como também serve de calendário, agenda telefônica, máquina fotográfica, player de MP3 e vídeos, rádio FM, e até leitor de PDF e documentos do Office.

Com o computador isso não é diferente. Nele nós podemos, além das funções básicas de trabalho, nos divertir com jogos, ver filmes e até assistir televisão, se temos o equipamento apropriado. Mas com certeza, a função extra mais usada nos computadores é assistir a filmes. Existem pessoas que não possuem aparelhos reprodutores de DVD porque assistem a esses filmes direto do seu computador. E para isso eles instalam um programa específico para rodar essa mídia.

O Cyberlink PowerDVD é um programa desenvolvido para rodar CDs, DVDs e filmes direto no seu computador. Ele é bastante completo e traz vários recursos que tornam essa experiência ainda melhor. Vamos aqui neste artigo tentar mostrar como você pode aproveitar melhor as funções desse programa para que sua experiência de assistir filmes no computador seja ainda melhor. Vamos explorar a versão 9.1501, a mais atual.

Sobre a Instalação

Antes de tudo, para começar a usar o programa, é necessário instalá-lo em seu computador. O Baixaki disponibiliza este download para você. Para tal, basta clicar neste link e seguir as instruções de download. É importante que seu drive de mídia seja capaz de ler DVDs para que o Cyberlink PowerDVD funcione corretamente.

Vale lembrar que este instalador pede para que você também instale o Moovie Live, que é uma rede de informações de DVDs e Blu-rays, compartilhada pelos usuários do Cyberlink PowerDVD. Basicamente ele recupera informações sobre o disco que você está tocando. Ele não é essencial para o funcionamento do programa, então, se você não quiser instalá-lo, não precisa e para isso, basta clicar no botão skip quando você ver a tela abaixo.

Como não instalar o Moovielive

Começando com o Cyberlink PowerDVD

Após a instalação são necessários: um DVD que você queira assistir e iniciar o programa previamente instalado. Não importa o que você vai fazer primeiro, o importante mesmo é que o DVD esteja corretamente posicionado no drive correspondente e que o programa esteja aberto. Se você fez isso corretamente, o programa vai reconhecer o disco e vai levá-lo a uma tela onde você pode escolher começar o filme ou continuar de onde você parou pela última vez.

Barra principal do PowerDVD

Agora, se isso não acontecer, não precisa entrar em pânico. Basta prestar atenção na barra de funções, acima.

Reinicia ou volta para a última cena

O primeiro botão da esquerda para a direita, o número 1 da imagem acima, permite que você selecione a fonte do seu filme, que pode ser o drive de DVD ou algum outro drive externo ou ainda o HD de seu computador, caso você tenha algum filme gravado nele. No caso, escolha o drive de DVD. Se o programa não iniciá-lo, aperte o botão de Play. Aqui, provavelmente ele o levará à tela para escolher se você quer reiniciar (Restart) ou voltar para a última tela (Resume). Se esta é a primeira vez que você roda esse DVD, ambos os botões irão levá-lo para a primeira tela.

Todos os controles principais do DVD são acessíveis através de cliques do mouse. Se você levar o cursor até algum canto da tela, verá a barra de opções aparecer embaixo e outra barra menor em cima. A barra de cima vai trazer algumas opções avançadas que não valem a pena serem exploradas, a não ser os botões do canto superior direito.

Usando as barras de opções

Na barra superior, o primeiro botão da esquerda para a direita permite que você acesse o programa em modo de cinema, para você poder assistir ao filme a uma distância maior e acessar os controles do DVD através de um controle remoto. Mas isso só vai funcionar caso o seu computador tenha um controle remoto. Se ele não tem, então pule esse botão.

Barra superior do PowerDVD

O próximo botão é de ajuda, que abre uma página com informações importantes para o melhor aproveitamento do programa. Mas essa página é em inglês, então só vai adiantar explorar esta opção caso você saiba bem inglês. Caso contrário, continue lendo este artigo porque aqui vamos passar justamente pelas principais funções do programa.

Ao lado dele você encontra três botões que normalmente você encontra em quase todos os programas de computador: minimizar, maximizar/restaurar e fechar. O primeiro irá diminuir a tela do programa para que ele apareça somente na barra de tarefas do Windows. O segundo irá deixá-lo em tela cheia, caso ele não esteja ou irá tirá-lo do modo de tela cheia caso ele já esteja. Uma outra forma de fazer isso é dar dois cliques rápidos sobre a tela do programa. E finalmente o último botão irá fechar ou desligar o programa.

A barra de opções principal

Na parte inferior da tela você encontra a barra principal do programa, com todos os recursos que você precisa para tocar o seu DVD. Logo do lado do primeiro botão, que comentamos acima, você encontra os botões mais conhecidos, o de parar (Stop) e iniciar/pausar (Play/Pause) o DVD, os botões 2 e 3 respectivamente. O funcionamento deles é igual ao de qualquer outro aparelho do tipo.

Barra principal do programa

O que muda aqui são os botões a seguir. Eles são botões de navegação que funcionam cada um dos pares de forma diferente. O primeiro par (4) permite que você mude de capítulo no DVD de forma rápida. O segundo par (5) faz com que você ande de forma acelerada pelo filme, seja para frente ou para trás. Cada vez que você aperta um desses botões, ele vai mais rápido e se você clicar com o botão direito sobre eles, você pode escolher a velocidade. Para parar isso, basta apertar no botão Play/Pause. O último par (6) permite que você ande o filme quadro por quadro.

Esse último recurso pode parecer um pouco inútil, pois o intuito é assistir ao filme e não ficar parando em cada quadro. Para se ter uma idéia, cada segundo de filme tem entre 24 a 30 quadros diferentes (depende do formato do filme). Então, um filme de uma hora e meia vai ter mais de 160 mil quadros! Para que alguém iria querer ver o filme de quadro a quadro?

Caputra de imagem do PowerDVDNo Cyberlink PowerDVD esse recurso pode ter duas funções diferentes. O primeiro é o uso tradicional dessa função, que é encontrar detalhes escondidos no filme. Muitas vezes simplesmente pausar o filme não ajuda, pois dificilmente se pausa naquele quadro que traz o detalhe que se quer ver. Esses dois botões vão permitir que você navegue pelo filme procurando por esses detalhes.

Eles também vão permitir que você encontre o melhor quadro para capturá-lo. O programa permite que você capture uma imagem do filme para você usar como quiser, seja para usar como pano de fundo do seu computador ou simplesmente para ter uma imagem da melhor cena do seu filme favorito armazenado no seu computador. Mais adiante neste artigoVERMOS como é possível fazer isso.

Usando outros recursos do programa

Outros recursos do PowerDVD

Acessando menus do PowerDVDDepois desses botões de navegação no filme, existem ainda outros botões que trazem outros recursos interessantes. O primeiro deles traz a opção de acessar os menus do DVD (7). Isso, na verdade, vai depender da produção de cada disco, então não existe nenhuma regra de quantos ou quais menus podem ou devem aparecer aqui. Mas independe disso, os menus que estejam disponíveis para visualizar aparecerão nessa lista. Para isso, basta clicar no botão de menus.

Logo ao lado desse botão, existe um botão de seleção de idiomas (8). Ele só vai funcionar caso aquela cena ou capítulo tenha opções de diferentes idiomas de áudio ou legenda. Então, não adianta querer mudar o idioma do menu, por exemplo, se essa opção não existe. Mas você pode mudar o idioma das legendas ou até mesmo do áudio durante a exibição do filme sem problema algum, acessando esse botão.

Botão de idioma do PowerDVD

O botão ao lado leva para o selecionado de capítulos (9). Quem conhece ou está familiarizado com o iTunes ou os modelos mais recentes do iPod ou iPhone, sabe que existe uma opção para navegar pelas capas dos discos de uma forma diferente e mais agradável. Esse selecionador de capítulos faz a mesma coisa, apresentando os capítulos do DVD de uma forma mais agradável do que uma simples lista.

Controle de mais funções do PowerDVD

Ao lado desse botão, existe um botão que traz funções avançadas de visualização (10), como claridade ou detalhamento da imagem, que na verdade só valem a pena serem explorados caso você seja um usuário avançado do programa. O Cyberlink PowerDVD já vem com essas configurações pré-definidas e você não vai precisar se preocupar com elas.

O próximo botão serve para abrir uma janela com mais opções (11). Ele funciona basicamente como um controle remoto avançado, com botões direcionais para você navegar nos diferentes menus do DVD, um botão Enter para selecionar as opções, um teclado numérico e ainda outros botões com outras funções. Nem todos esses botões estarão disponíveis o tempo todo, então só veremos os mais interessantes.

Mais funções do Cyberlink PowerDVD

Ao abrir o controle de outras funções, você verá vários botões diferentes. Alguns deles não estarão habilitados, pois isso depende muito da configuração de fábrica do DVD, se traz essas opções. Mas outras são próprias do programa e são muito interessantes.

Tirando uma foto do filme

Talvez a melhor dessas opções seja a de tirar uma “foto” ou capturar uma imagem do filme. Essa imagem pode ser desde o menu raiz até os créditos. Se está na tela, ela pode ser capturada. Para tanto, clique neste botão:

Botão para tirar foto da tela

Ao fazer isso, você automaticamente captura a imagem. Uma outra forma de fazer isso é simplesmente teclar o “C” no seu teclado quando a imagem que você quiser capturar estiver na tela. A opção pré-definida é a de salvar para a área de transferência. Então, abra qualquer programa que aceite imagens, como o Paint ou até mesmo o Word e cole a imagem lá usando o Ctrl+V ou a opção “colar” do menu que aparece com o botão direito.

Opções de captura do PowerDVD

De volta ao programa, se você clicar com o botão direito do mouse sobre o botão de captura de imagens, vai encontrar algumas opções para salvar as imagens que você captura. As primeiras opções servem para escolher para onde vão as suas imagens: área de transferência, salvar como um arquivo, usar como papel de parede centralizado ou usar como papel de parede repetido.

As outras opções permitem escolher o tamanho da imagem capturada. Ela pode ser o tamanho original do vídeo que está tocando, o tamanho original da janela do Cyberlink PowerDVD que está aberta (que pode ser desde tela cheia até um tamanho reduzido), ou ainda algum outro tamanho. Para evitar confusões de configuração, é aconselhável deixar essas opções nas predefinições de fábrica mesmo.

Colocando marcadores

Muitas vezes ao assistir um filme, existem alguns pontos interessantes que gostaríamos de marcar para assistir outras vezes. O fato do DVD vir dividido em capítulos serve justamente para ajudar nisso. Mas nem sempre a parte que você gostaria de rever ou marcar é no início de algum capítulo. Para facilitar, o Cyberlink PowerDVD permite colocar marcadores durante o filme, para que você volte com facilidade para a sua cena favorita sem complicações. Para colocar um marcador, basta clicar sobre o botão do marcador.

Marcadores do PowerDVD

Apertando com o botão direito sobre o primeiro botão, você pode visualizar uma lista dos marcadores que você já fez e selecioná-los. O segundo botão leva para o próximo marcador. Isso é especialmente interessante quando você quer mostrar somente os melhores momentos do filme para alguém. Colocando os marcadores, você pula automaticamente para os momentos que você selecionou. O terceiro botão mostra um selecionador com a imagem de onde você colocou o marcador, para facilitar a navegação entre os marcadores.

Agora é só aproveitar

Muitos desses recursos explicados aqui também podem ser acessados através do botão direto do mouse clicando sobre o filme, como por exemplo, a seleção de capítulos ou cenas. Até existem outros recursos no CyberLink PowerDVD, como uma opção de karaokê para DVDs de karaokê, mas com essas opções passadas aqui, você poderá aproveitar qualquer filme em seu computador. O programa em si não é tão difícil de usar, principalmente se você quiser somente assistir aos seus filmes. Então prepare a pipoca, ligue o computador, coloque o DVD e aproveite! Mas não se esqueça de limpar as mãos antes de mexer no mouse ou no teclado, caso esteja comendo pipocas, ok?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. haa coloquem videos praticos no youtube.com os videos de explicação do youtube ñ são explicativos precisam ser feitos por profissionais ñ q no youtube ñ tesa profissionais mais são videos amadores é que ñ fazem muito prestigio para como usar o programa power dvd...
    brigado de novo...

    ResponderExcluir