quarta-feira, 25 de março de 2009

Como Usar CloneDVD

Por Eduardo Karasinski
terça-feira, 24 de março de 2009
Veja neste guia como é fácil copiar DVDs perfeitos com o CloneDVD

O CloneDVD é um ótimo programa que já fez a sua fama devido à alta eficácia ao copiar DVDs. Isso porque ele consegue copiar exatamente como o original qualquer DVD, sem deixar para trás os menus, legendas, áudio e extras do filme. É claro que isso tudo só depende das opções que você escolher no programa antes de copiar o DVD.

Além de tudo, o programa tem uma interface extremamente simples e bem elaborada, com as funções muito bem organizadas na tela. E neste guia você vai entender cada parte desse ótimo programa que não pode faltar para aqueles que querem fazer cópias de segurança de seus DVDs.


Iniciando o CloneDVD

Se o seu programa estiver na versão “Gratuita para testar”, é possível que você receba uma mensagem dizendo quantos dias restam. Caso tenha alguma atualização disponível, o CloneDVD informará para você e pedirá para baixar a última versão no site oficial. Você não é obrigado, mas é uma boa idéia caso goste de manter seus programas sempre atualizados.

O menu inicial do programa é simples e direto, colocando as opções possíveis logo na tela principal: Copiar Títulos de DVD, Clonar DVD e Gravar Informação Existente. A seguir você confere uma explicação detalhada de cada uma dessas funções do programa.

Copiando Títulos do DVD

1ª Janela: A primeira coisa que você deve fazer após entrar nessa opção é procurar pelos arquivos que estão no DVD. Para isso, basta clicar na flecha ao lado de “Arquivos de Vídeo DVD” e escolher a opção Encontrar (1). Na janela que se abre, procure pelo DVD que está no drive, selecione a pasta VIDEO_TS e pressione Ok.

Após fazer uma leitura de todos os dados que estão dentro do DVD, você poderá ver todos os títulos disponíveis no disco. Esses títulos são todas as “partes” que estão dentro do DVD. Por exemplo, no disco de um filme, é normal que você encontre um título para “Filme”, “Entrevistas”, “Erros de Gravação” etc.

Você pode marcar apenas os títulos que forem de seu interesse. Na aba Informação você encontra vários detalhes sobre o DVD. Em Prévia, você pode assistir o título que está selecionado (clicando em Play) e até mesmo recortar (2) somente uma certa parte do filme (utilizando o ícone da tesoura).

Há uma opção ao lado de Qualidade em que é possível escolher qual o tipo de mídia que será utilizada para gravar um novo DVD depois (caso você pretenda fazer isso). É possível escolher entre DVD-5 (o mais comum), DVD dupla-camada (DL), Mini DVD, DVD-RAM, CD-R e Personalizado. Se você escolher uma mídia menor, a qualidade diminui automaticamente.

2ª Janela: Agora que você já definiu quais vídeos você quer copiar, é a vez de escolher as opções de áudio. Primeiramente você encontrará no lado esquerdo uma lista com todos os títulos escolhidos. Selecionando um deles, é possível ver quais faixas e legendas estão incluídas e selecionar as que você quer que sejam copiadas. No lado direito você define quais canais de áudio e idiomas de legenda devem ser incluídos.

3ª Janela: Essa é praticamente a última janela. No lado esquerdo você poderá ver tudo que será copiado: títulos, menus etc. Já no lado direito, você escolhe o método de saída. Ou seja, para onde vão os arquivos copiados do DVD.

Em Arquivos de DVD o programa simplesmente copia os arquivos para uma pasta. Em Imagem ISO/UDF, o CloneDVD cria uma imagem do DVD. Já em Gravador de DVD, você não se preocupa com nada e já grava outro disco diretamente através do programa.

Depois de escolher o método de saída, você deve definir as opções do processo. Ou seja, para onde vão os arquivos do DVD (escolher uma pasta de destino), a imagem (dar um nome ao arquivo ISO e definir onde deve ser salvo) ou como será gravado o disco (qual velocidade será usada para gravação).

A pasta temporária é apenas um local em que os arquivos do DVD ficarão enquanto estiverem sendo lidos. Basta marcar a opção Apagar arquivos de vídeo temporários após a gravação para que não arquivos grandes e sem utilidade não fiquem espalhados pelo seu PC. Quando estiver pronto, clique em Ir.

4ª Janela: Quando chegar aqui, é porque o processo já está tomando o seu rumo. Basta aguardar para que os arquivos do DVD sejam lidos e o modo de saída que você escolheu seja concluído. Como dependendo do DVD utilizado o processo pode demorar, é uma boa idéia fazer isso antes de dormir e marcar uma opção nessa janela chamada “Desligar automaticamente o computador quando terminar”.

Clonar DVD

Provavelmente é a função mais utilizada e comum do programa, pois consiste justamente em simplesmente copiar o DVD inteiro. Ou seja, você não precisa definir títulos e áudios, por exemplo (apesar de contar com as opções). É recomendado caso você queira copiar o DVD inteiro de maneira idêntica, sem perder nenhum detalhe (nem os menus). Os passos são os mesmos ditos acima em “Copiando Títulos do DVD”.


Gravar Informação Existente

Aqui é onde você deve ir se quer simplesmente gravar em um disco os dados do DVD copiado para o PC ou para uma imagem ISO. Você tem justamente essas duas opções ao abrir a função. Em Arquivos de filme DVD você deve procurar pela pasta VIDEO_TS em seu computador, em que estão os arquivos do disco.

Já em Imagem ISO/UDF você deve indicar em que local está a imagem ISO ou UDF que você criou do DVD. Depois disso você tem outras duas opções: criar uma imagem ISO com os arquivos do DVD (Imagem ISO/UDF) ou gravar em um DVD tudo. Aí é o mesmo passo dito anteriormente: escolher as opções para a gravação, clicar em Ir e aguardar o processo concluir.

Mais configurações do programa

Para abrir as configurações do CloneDVD, basta acessar através de um botão chamado Preferências, localizado no menu principal. Nesse painel é possível ativar ou desativar funções como para verificar por uma nova versão, usar arquivos do sistema para ler discos, sobrescrever mídias regraváveis (caso você use alguma com conteúdo gravado) e habilitar auto-seleção para remoção de faixas. Também é possível alterar sons do programa.


Conclusão

Agora que você já conhece bem o CloneDVD, pode fazer cópias de seus filmes preferidos e garantir que o disco não se deteriore guardado na estante. Boa diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário