terça-feira, 31 de março de 2009

Como Usar Safari

Por Ana Paula Sedrez de Souza
segunda-feira, 30 de março de 2009
As principais funções e novidades do navegador Safari e como acessá-las.

Certamente com nota máxima no quesito elegância, o Safari 4 Beta que é o novo navegador da Apple lançado em versão de testes e compatível com Mac, PC, iPhone e iPhone Touch, chegou prometendo sacudir o mundo dos browsers, e revolucionar nossa forma de navegar pela Internet.

Este guia de uso tem como objetivo mostrar as funções básicas deste navegador, bem como as personalizações possíveis. Adicionalmente, também procuramos ilustrar as principais novidades desta versão com a forma com que elas podem ser acessadas.

Barras e Botões

O menu padrão que é iniciado na primeira utilização do Safari conta com poucos botões para uma aparência mais enxuta e que ocupa menos espaço em seu monitor. O botão de bookmarks (no formato de um “livrinho aberto”, disponibiliza as opções de histórico, barra e menu de favoritos, bonjour e feeds RSS), Top Sites (“painel”), barra de endereços, barra de pesquisa no Google, um menu com ferramentas de edição e para abrir nova aba e janela (“folha”) e o menu de ferramentas (“engrenagem”).

Menu do Safari 4

Este menu é totalmente personalizável, sendo possível selecionar o que você quer ou não exibir. Para modificá-lo existem quatro opções que podem ser acessadas por meio do menu de ferramentas. A primeira delas é a “Show/Hide menu bar”, na qual você pode optar por exibir (ou não mostrar) a barra de menus; “Show/Hide bookmarks bar”, para mostrar ou ocultar a barra de favoritos; “Show/Hide status bar”, para a barra de status.

A última opção, o “Customize toolbar” tem dois propósitos, você pode adicionar botões na Barra de Tarefas(“clicando e arrastando”) ou adicionar o conteúdo da Barra padrão do programa também apenas “clicando e arrastando”.

Para adicionar favoritos, você deve clicar no botão “+” ao lado da barra de endereços. Uma nova janela é aberta na qual é definido o nome que você deseja que a página apareça e o local (barra ou menu dos favoritos) que ela deve permanecer armazenada. Outra forma é arrastando o endereço desejado até a barra de favoritos e definindo o nome de exibição.

Atenção: Ao menos durante a fase de montagem deste guia, a opção de adicionar favoritos não funcionou adequadamente no Windows, causando travamento do navegador ou simplesmente não adicionando coisa alguma.

Menu de Preferências

Aqui são encontradas todas as opções de configurações para seu navegador. Está dividido em oito abas. Em “General” você encontra aspectos gerais como definir o navegador padrão para internet, ferramenta de busca padrão, endereço que será utilizado para abrir uma nova aba, janela e página inicial, tempo no qual o programa deve armazenar o histórico de navegação, local para salvar downloads, opções de remoção do histórico de downloads e se novos links devem ser abertos em abas ou janelas.

Menu de Preferências do Safari

Na guia “Appearance” você pode alterar a fonte padrão, fonte com largura fixa, padrão de codificação da página, padrão de sombreamento da fonte e se o navegador deve ou não exibir as imagens disponíveis ao carregar uma página.

Em “Bookmarks” você decide se devem ou não aparecer na barra e menu de favoritos bem como nas coleções opções do Bonjour e Top Sites e também se a barra de favoritos deve aparecer no menu. “Tabs” mostra os atalhos com relação à abas e janelas e também algumas opções para exibição delas.

“RSS” oferece opções de local de exibição de seus feeds, intervalo de tempo para uma nova pesquisa, destacar feeds não lidos e tempo de remoção do histórico. “AutoFill” serve para habilitar ou desabilitar as opções de auto-preenchimento de formulários.

Na aba “Security” você pode ativar ou desativar configurações referentes ao conteúdo da internet que pode não ser considerado seguro. Também são disponibilizadas opções com relação a cookies e notificações de segurança.

“Advanced” disponibiliza opções para não exibir fontes menores do que o tamanho determinado, destacar conteúdos, estilo da página, configurações de Proxy e exibir o menu de desenvolvimento na Barra de Menus.

Top Sites

Esta funcionalidade permite que você visualize as miniaturas dos sites mais visitados. As páginas são adicionadas automaticamente neste menu a partir da segunda vez que ela for visitada e para acessar qualquer uma delas basta clicar sobre a miniatura desejada.

Exibindo o Top Sites do Safari

As páginas que receberam alguma atualização desde sua última visita recebem uma estrela no canto superior direito de sua miniatura. Dentro das configurações possíveis para esta aba pode-se definir a posição de cada uma das miniaturas bem como o local no qual elas deverão aparecer. Isto pode ser feito clicando-se no botão “Edit” no canto inferior esquerdo da tela.

A estrelinha no canto mostra que a página foi atualizada

Para reposicionar, basta “clicar e arrastar” para o novo local, para fixar clique sobre o “alfinete” e caso deseje que a página não apareça utilize o “X”. O tamanho de visualização pode ser definido entre pequeno, médio ou grande e a quantidade de miniaturas exibidas varia (entre 6 e 24) conforme a opção selecionada.

Editando o Top Sites

History Search

Esta opção pode ser acessada através da tela “Top Sites”, sendo exibida como uma “barra de busca” no canto inferior direito da tela. Clicando sobre esta ferramenta, ela permite que você possa alternar entre as páginas armazenadas em seu histórico através de uma barra de rolagem horizontal (ou o botão de scroll do mouse) que controla o movimento das visualizações das janelas. A página inteira é exibida na tela em forma de uma miniatura.

Função de exibição do histórico mostrando a página completa

Cover Flow

Infelizmente, como por vezes (ao menos na versão para Windows) adicionar favoritos não funciona adequadamente, esta ferramenta também não apresenta sua função de forma satisfatória.

Cover Flow mostrando a página inicial dos favoritos

Esta opção serve para exibir a miniatua dos sites adicionados ao seu “Favoritos”, economizando assim o tempo de ser obrigado a entrar no site desejado para ver se há algo diferente (no caso de ele não estar no “Top Sites”). Para acessá-la, basta entrar em “Bookmarks” e clicar sobre a página desejada.

Private Browsing

Se você não quer deixar rastros das páginas acessadas, esta opção cumpre exatamente a funcionalidade que você estava procurando. Quando esta ferramenta é ativada (acessada por meio do menu de Ferramentas), as páginas não são adicionadas no histórico, itens são removidos da janela de downloads (não ficam memorizados), não são salvas informações para o recurso de auto-completar e as buscas efetuadas também não são gravadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário