sábado, 18 de abril de 2009

Como Usar Songbird

Por Oliver Hautsch
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Aprenda a usar todas as funções do tocador de mídia de código aberto que está brigando para conquistar seu espaço na categoria.

Como os próprios desenvolvedores informam na página oficial do Songbird, “ainda há muito que fazer, pois existem funcionalidades que ainda precisam de acabamento e outras que simplesmente não estão presentes no programa”. Assim é com muitos programas de código aberto, que contam com a ajuda de programadores de todo o mundo para melhorar o software, além dos próprios criadores, logicamente. Neste artigo, mostraremos as principais funcionalidades do player, bem como algumas características adicionais muito interessantes.

Primeira impressão

O que se nota logo após instalar o Songbird é a facilidade nos ajustes finais, já que a interface está em português. Você não terá problema nenhum nessa etapa, pois basta clicar sempre no botão “Next” (Avançar), para que cada um dos itens seja configurado corretamente. Ao abrir o programa, nota-se uma interface que lembra o iTunes, da Apple, pelas cores e certas áreas, combinada com o estilo de navegação do Winamp 5.

Biblioteca

Seguindo a tendência de que os atuais tocadores de mídia estão se transformando de meros players a centros de informação e entretenimento, o Songbird possui várias maneiras diferentes de fornecer a você momentos agradáveis ouvindo os seus artistas preferidos e até descobrindo sobre outros. Uma delas é o gerenciamento inteligente de seus arquivos de mídia salvos no PC.

Caso você ainda não tenha adicionado nenhum arquivo à sua biblioteca, clique no menu “Arquivo”, depois em “Importar mídia”, ou utilize o atalho do teclado CTRL + Shift + O. Uma janela será mostrada, contendo a estrutura de pastas do seu sistema. Localize aquela em que você deixa sua músicas e clique em OK. O Songbird fará uma busca automática pelos arquivos das pastas e os adicionará à biblioteca.

Por fim, os arquivos serão ordenados nos quatro quadros presentes no lado direito da interface, organizam as músicas por Gênero, Artista, Álbum e Título, respectivamente. Na área cinza abaixo e no quadrado à direita, serão mostradas as informações detalhadas e a capa do álbum do artista que você selecionar. As informações detalhadas ainda conterão biografias, vídeos no YouTube, fotos do Flickr, e notícias do Google news que forem encontradas a respeito do artista que estiver tocando no player. Tudo isso recebeu um só nome: mashTape.

Downloads

Acabou aquela obrigatoriedade de comprarmos um CD inteiro só por causa de uma música. As lojas online de música estão aí para confirmar isso. Atualmente, só existe uma loja no Songbird, chamada “7digital Music Store”. Com ela, você pode comprar somente as músicas que desejar. Depois de fazer todo o processo, os downloads dos arquivos comprados serão mostrados com detalhes na área “Transferências”, da interface.

Listas de reprodução

Quando você instala o Songbird, quatro listas de reprodução já vêm pré-definidas e são automaticamente atualizadas conforme o programa é usado:

- Melhor Avaliado: que mostrará as músicas que tiverem as melhores notas, definidas por você.

- Mais Escutado: uma lista das músicas que você mais ouviu utilizando o Songbird.

- Adicionado Recentemente: clique para ver as músicas que você inseriu mais recentemente na biblioteca.

- Recentemente escutado: veja os últimos arquivos executados no player.

Funções adicionais

Navegador

O Songbird possui um navegador de internet embutido em sua interface. Cada vez que você clicar em algum item que leve a um site na internet, será aberta uma aba no próprio programa, que exibirá o conteúdo solicitado. Há também uma barra de endereços e uma de pesquisa, para facilitar a sua navegação enquanto curte sua coleção de MP3 ou sua rádio online.

Rádios Online

Para os que gostam de ouvir as músicas via streaming, com os serviços Last.fm e SHOUTcast, não é mais necessário ter o Winamp ou o programa do Last.fm instalados para utilizá-los de maneira nativa. Na primeira vez que você entrar na rádio Last.fm através do Songbird, será exibida a tela de login do serviço, para que você digite seu nome de usuário e senha. Caso você não tenha cadastro, também é possível fazê-lo sem abrir seu navegador.

*O SHOUTcast não necessita de qualquer registro para funcionar. Basta dar um duplo-clique sobre uma rádio da lista para poder começar a ouvi-la.

Compra de ingressos

Depois de incluir seus arquivos de mídia à biblioteca do programa, você poderá utilizar a seção “Concertos” para localizar ingressos para shows dos artistas que você possui na sua coleção. Infelizmente, esta opção só está disponível para residentes dos EUA e Inglaterra, mas esperamos que logo os brasileiros sejam incluídos.

Complementos

Uma das possibilidades mais legais do Songbird é o seu suporte aos “add-ons”, ou complementos. Clicando em “Songbird Add-ons”, que fica na categoria “Favoritos”, uma nova aba do navegador embutido será aberta, mostrando a página de pesquisa de complementos. Existem cinco divisões básicas: aparência (Appearance), execução e gerenciamento (Playback & Management), Conteúdo e Pesquisa (Content & Discovery), Navegador web (Web Browser) e Ferramentas para desenvolvedores (Developer Tools).

Cada uma dessas divisões traz uma infinidade de complementos que você pode baixar para melhorar o visual do proprama, incluir suporte a novas funções, melhorar o funcionamento do navegador embutido, entre outros.

Opções avançadas

Como qualquer programa que se preze, o Songbird traz uma série e ajustes que você pode alterar para que ele trabalhe o mais próximo possível do seu gosto. A tela de opções avançadas de configuração pode ser acessada através do menu “Ferramentas”, clicando-se no item “Opções”. Essa janela não tem segredos para quem entende um pouco mais sobre configurações avançadas e, portanto não detalharemos aqui.

Um player em constante evolução

O Songbird é um tocador de mídia de código aberto e, portanto, está em constante desenvolvimento, trazendo novas funções, que são incorporadas rapidamente à versão em circulação. Assim, é provável que ele fique cada vez melhor e com mais recursos. Pode-se notar isso visitando a página oficial do programa, que informa que logo será incluído o suporte a vídeo e extração de CDs, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário