quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como Usar o Nero (2)

Nero: Criando e gravando imagens ISO em CDs/DVDs

Por Douglas Ciriaco
terça-feira, 28 de abril de 2009
Dando continuidade aos nossos artigos sobre como utilizar o Nero, hoje é dia de aprender a criar e a configurar arquivos de imagens ISO com este programa.

Dando continuidade aos nossos artigos sobre como utilizar o Nero, hoje é dia de aprender a criar e a configurar arquivos de imagens ISO com este programa.

Caros navegantes! É difícil encontrar um computador que não possua gravadora de CD/DVD. Se você tem um drive capaz de realizar gravações de discos, provavelmente conhece e/ou possui o Nero, o mais popular software para gravação em mídias.

Contudo, ele não é capaz somente de limpar discos regraváveis e gravar músicas, vídeos e arquivos em geral em CDs/DVDs. Com ele você poderá comprimir diversos arquivos e pastas em um só através da criação de uma imagem ISO.

Eu dou sequência agora a uma série de guias de uso do Nero que nós do Baixaki estamos elaborando. O primeiro artigo ensinou como gravar CDs de áudio com este excelente programa (clique para acessar). Então, vamos aprender a trabalhar com arquivos ISO?

Mas... o que é ISO?

ISO é o acrônimo para International Organization for Standardization e também sistema de compilação de arquivos. Arquivos neste formato podem conter dentro de si diversos arquivos e pastas, programas, jogos e conteúdos inteiros de CDs/DVDs.

Podem servir como um formato de compilação comum, como o RAR e o ZIP, por exemplo. São inúmeras as utilidades destes arquivos, como por exemplo a criação de backups de suas mídias de filmes, softwares, jogos ou arquivos existentes no computador. Basta usar um programa capaz disso (o Nero, por exemplo).

Saiba mais sobre este formato lendo nosso artigo intitulado O que é ISO? (clique para acessar).

Criando um arquivo ISO no Nero

Ao abrir o programa pela primeira vez, talvez ele não esteja configurado para exibir a opção de gravar imagens. Então, para garantir, realize o seguinte procedimento:

• Acesse Opções presente no menu próximo à logo do programa.

Opções

• Na janela de Opções, vá até a guia Outros e então habilite a opção Ativa a gravadora de imagem. Clique em OK e pronto, esta opção já estará disponível.

Ativa a gravadora de imagem

Compilando arquivos e pastas em arquivos de imagem ISO

Agora, volte à tela inicial do programa e acesse a guia Cópia e gravação, a segunda da esquerda para a direita, posicionada ao topo da janela. Nesta seção, clique sobre a opção Gravar disco de dados e então você será levado a uma nova janela.

Gravar disco de dados

Lá você deveria escolher o tipo de mídia (CD ou DVD de dados) a ser utilizada na gravação dos dados, mas como você criará um arquivo ISO, a sua escolha aqui é irrelevante. O próximo passo é inserir arquivos para a sua compilação. Para isso, clique em Adicionar e então encontre em seu sistema os arquivos e pastas desejados. Finalizada esta etapa, clique em Avançar.

Conteúdo do disco

Você está chegando ao fim da gravação. Na tela seguinte, na opção Gravadora atual, é preciso selecionar a opção Image Recorder (Gravadora de imagem). Faça isso e então clique em Gravar para iniciar o processo de compilação de seus dados.

Image Recorder

Copiando o conteúdo um disco para um arquivo ISO

Novamente na tela inicial do Nero, clique na aba Cópia e gravação. Agora será preciso selecionar a opção Copiar disco.

Copiar disco

Você será levado para uma nova janela, na qual deverá selecionar a unidade de origem e a unidade de destino do disco a ser copiado. Unidade de origem deve ser a do seu drive de CD/DVD. A unidade de destino deve ser a Image Recorder.

Selecionar unidade de origem e destino

Feito isto, clique em Copiar e então será preciso indicar o destino, o nome e o formato do arquivo a ser criado. O formato ISO deve ser selecionado na seção Salvar como tipo, selecione a opção Arquivos de imagem ISO (*.iso). Clique em Salvar e então dê sequência à cópia normalmente, como na explicação anterior.

Salvar arquivo de imagem no formato ISO

Gravando um arquivo de imagem ISO

Você já aprendeu a criar arquivos de imagem ISO e, cedo ou tarde, terá que acessar o seu conteúdo, então está na hora de aprender a gravar este tipo de arquivo. De todos os procedimentos indicados neste artigo, este é, sem dúvida, o mais simples. Você terá realizado tudo com apenas alguns cliques, vamos conferir?

Quando você instala o Nero em seu computador, ele passa a ser o programa padrão para a execução de arquivos neste formato, então se você der um duplo clique sobre um arquivo ISO, ele será aberto no próprio Nero. Se isto não ocorrer, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, vá em Abrir com e então defina o Nero como programa padrão para executar aquele tipo de arquivo.

Arquivos ISO são abertos diretamente no Nero

Como o programa compreende que este arquivo deve ser gravado em uma mídia para sua utilização, ele já o abre no penúltimo passo deste processo. Então, você só precisa selecionar a gravadora correta e então dê início à gravação clicando em Gravar.

Meus caros leitores, este foi então mais um guia sobre este poderoso e completo software para gravação, o Nero. Espero que as informações tenham ficado claras e aviso que na próxima sexta-feira outra dica desta nossa série estará no ar. Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário