sábado, 4 de abril de 2009

Como Usar o Windows Movie Maker



O programa mais utilizado pela comunidade para a edição de videos é o Windows Movie Maker. Ele vem junto com o WindowsXP.


Após capturar os videos que voce deseja, saia do jogo e abra o Windows Movie Maker clicando em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker.

Essa será a sua area de trabalho no Editor:



Configurações do Windows Movie Maker:

No Windows Movie Maker você pode também ajustar suas proprias configurações caso queira. Essas configurações serão o padrão a cada nova tarefa, efeito ou transição entre video. Entre essas configurações você também pode selecionar o tempo que desejar para o Movie Maker salvar o projeto automaticamente, essa é uma ferramenta muito util caso falte luz, o pc trave ou reinicie do nada, então caso isso acontessa ele ja terá salvo uma cópia do projeto que será exibido assim que o pc voltar ao normal e o Windows Movie Maker for executado novamente. Para alterar essas configurações clique em "Ferramentas" e depois em "Opções...".
As configurações são divididas em:

Geral:
Opções gerais: aqui você coloca seu nome ou apelido como criador dos vídeos onde diz "Autor padrão". Abaixo você escolhe o local que quer que seja a armazenação temporaria de seus vídeos ou projetos. Abaixo você escolhe também se deseja abrir o último projeto na inicialização, caso queira, marque essa opção. Mais abaixo tem a opção de Salvar informações de Recuperação Automática, não desmarque essa opção pois é de extrema importância, apenas selecione ao lado o tempo que deseja para o programa salvar o projeto. E abaixo disso tem a opção para baixar codecs automaticamente, essa opção não é muito util pelo fato do WMM ja possuir um codec próprio, sendo assim não há necessidade que ele procure e baixe da internet algum novo.


Avançado:
Durações Padrão: Aqui você configura a duração padrão de uma foto/image adicionada ao video e também pode configurar o tempo que deve ter uma transição como padrão. Não é aconselhavel deixar muito tempo como o padrão, sento o tempo de duração da imagem 5 segundo e transição 1,25 segundos já está ótimo, mas caso queira mudar não há problema algum.
Propriedades de um vídeo: Aqui você seleciona o formato do vídeo e sua taxa de proporção, eu uso formato PAL e taxa de 4:3, nessas configurações não é muito bom mecher pelo fato delas auterarem a exibição do vídeo.
Email: Aqui você seleciona o tamanho máximo padrão para um video que será anexado a um e-mail.


Compatibilidade:
Filtros: aqui você seleciona os programas instalados no PC que sejam referentes a mídia para serem os seus filtros durante a edição. Alguns são bons de ter instalado no PC, como é o caso do RadLight e do Nero. Esses dois programas são ótimos para serem usados como filtros durante a edição, então procure ter algum deles instalados no seu pc (eu tenho os dois, é aconselhavel). Caso não queira deixar algum de seus programas como filtro, basta desmarca-lo. Mas não é aconselhavel desmarcar seus filtros a menos que algum deles seja defeituoso, em caso de defeito é necessario desmarca-lo.



Após configurar tudo ja pode começar a edição do video.
Então no canto esquerdo ficam as "Tarefas de filmes", que possuem:

1. Capturar vídeos:

Capturar do dispositivo de vídeo: captura video diretamente da webcam e grava o som diretamente do microfone. Antes de começar deve ajustar o audio do microfone e ter uma webcam instalada adequadamente. Na segunda parte você nomeia o filme e escolhe qual pasta deseja salvar (a pasta Meus Videos é padrão do WMM). Então avançando você escolhe a qualidade do video, que pode ser o padrão (mais utilizado) ou então outra configuração especial clicando em "Outras Configurações". Após selecionar a opção que necessaria, você já poderá começar a gravar um video diretamente de sua Webcam clicando em "Iniciar Captura", parar de gravar clicando em "Parar Captura" e gravar novamente seguindo esse processo quantas vezes quiser. Após concluir o video ele será salvo na pasta "Meus Videos".

Importar vídeo: aqui você seleciona do seu PC os videos que deseja trazer para a area de trabalho para serem editas. Para fazer isso, clique em "Importar vídeo" e selecione em seu PC o(s) video(s) que deseja editar e clique em "importar". No caso de videos capturados no jogo é frequente que estejam na pasta C:\Fraps, então vá até a pasta e escolha todos videos que deseja trazer para a area de trabalho.

Importar imagens: aqui você seleciona do seu PC imagens que deseja colocar no video, muito util para adicionar fotos ou Screen Shots aos videos. No meu caso costumo usar um slogan que se tornou padrão em meus videos. Para traze-lo para a area de trabalho clique em "Importar imagens" e selecione em seu PC a imagem que gostaria de colocar durante, no inicio ou no final do video (podem ser utilizadas quantas imagens quiser, não há limite). Após selecionar a imagem/foto, clique em "importar".

Importar áudio ou música: aqui você seleciona do seu PC as musicas que deseja colocar em seu video enquanto passam as imagens. Em muitos videos é fundamental ter uma musica de fundo. Para trazer para a area de trabalho a(s) musica(s) que deseja ser usada, clique em "Importar áudio ou música" e selecione em seu PC a musica que gostaria de deixar como som para o seu video. Após selecionar a(s) musica(s) clique em "importar".



Após seguir os primeiros passos citados acima, você ja fez o básico para começar a edição de seu video. Já trouxe para a area de trabalho todos os componentes necessarios para a edição, então agora você deve arrastar para a linha de tempo as musicas, videos capturados e imagens que deseja para a edição. Para isso clique e arrasta as partes desejadas até a linha de tempo na ordem que você prefere que sejam exibidas.

Seguindo o exemplo abaixo:

O resultado será esse na linha de tempo:



Mas espera... você arrastou para a linha de tempo mas ainda falta alguma parte que queira por a mais? Não tem problema, mande importar novamente o que você deseja, mas infelizmente após importar outro video novo para a area de trabalho, o video substituirá o que ja estava la antes, sendo assim só mande importar um novo video se ja houver arrastado o antigo para a linha de tempo.
Seu video ja está em certo ponto ja "pronto", se quiser ja pode finalizar a edição como está. Porém o editor ainda tem muito a proporcionar, se quiserem continuar vale a pena.

Na parte direita da area de trabalho se encontra a Tela de Exibição. Nela você pode assistir o resultado temporario de seu video seguindo os mesmos padrões de exibição de um JukeBox, contendo Play[1] e Stop[2]. Mas não é apenas isso, ele possue também as opções: Voltar[3] (Ctrl + Alt + Seta para esquerda), Quadro Anterior[4] (Alt + Seta para esquerda), Próximo Quadro[5] (Alt + Seta para direita), Avançar[6] (Ctrl + Alt + Seta para direita), Cortar*[7] e Capturar Imagem**[8].



Cortar*: com esse recurso, você pode dividir um video em quantos quiser. Basta clicar na cena que deseja cortar, e logo em seguida deve arrastar o marcador azul até a area a ser cortada. Após escolher a area clique em Cortar e seu video será dividido exatamente na parte que você marcou.
Capturar Imagem**: tira uma foto da imagem que está na tela de exibição. Muito util para tirar fotos de certos momentos de algumas cenas de videos. Para isso, enquanto estiver rodando o video na tela de exibição, pare o video clicando em Pause e utilize as opções "Quadro Anterior" e "Próximo Quadro" para se aproximar do momento em que queira capturar a imagem. Após capturar a imagem, escolha onde deve ser salva, e automaticamente uma copia será adicionada na area de trabalho do WMM.



2. Editar Filme:

Mostrar coleções: essa opção só é util caso esteja trabalhando com mais de uma edição de video simultanêamente. Caso esteja, clique aqui para trocar de area de trabalho, sendo direcionado para outra que contenha imagens, videos e musicas que serão ou que foram utilizados em edições passadas.

Exibir efeitos de vídeo: aqui você tem a escolha 28 tipos diferentes de efeitos que podem ser adicionados aos seus videos. A lista deles é:

Alto Contraste: aumenta o contraste do video que é adicionado;
Aquarela: adiciona efeito aquarela ao video, deixando-o com tons manchados;
Aumentar Velocidade, Dobro: faz o video ficar duas vezes mais acelerado. Se o video possuir som proprio, o som terá velocidade aumentada também. Se adicionar duas vezes a velocidade duplicará novamente, se tornando 4 vezes mais rapido;
Brilho, Aumentar: aumenta o brilho ao video que é adicionado;
Brilho, Diminuir: diminui o brilho ao video que é adicionado;
Coluna de Fumaça: deixa o video com tons de fumaça passando na tela durante a exibição;
Entrar: faz a imagem do video ir se aproximando;
Escala em cinza: adicionado ao video, faz ele ficar preto e branco;
Espelho, Horizontal: faz o video trocar o lado da tela (horizontalmente), igual reflexo de um espelho;
Espelho, Vertical: faz o video trocar de lado da tela (verticalmente), igual reflexo de um espelho;
Fade In, do Branco: adiciona efeito de fade branco ao inicio do video selecionado;
Fade In, do Preto: adiciona efeito de fade preto ao inicio do video selecionado;
Fade Out, Para Branco: adiciona efeito de fade brando ao final do video selecionado;
Fade Out, Para Preto: adiciona efeito de fade preto ao final do video selecionado;
Girar 90: gira a imagem de exibição em 90º;
Girar 180: gira a imagem de exibição em 180º;
Girar 270: gira a imagem de exibição em 270º;
Granulação do Filme: adiciona efeito granulado ao filme, semelhante a areia;
Idade do Filme, Antigo: faz o video ficar com aspecto antigo;
Idade do Filme, Mais Antigo: faz o video ficar com aspecto mais antigo;
Idade do Filme, Muito Antigo: faz o video ficar com aspecto muito antigo;
Limite: autera coloração do video para o maximo possivel;
Mancha: faz o video ficaram embaçado, diminuindo a visibilidade;
Pixelizar: vai deixando a imagem pixelizar ao poucos, chegando a ficar todo quadriculado;
Reduzir, Metade: reduz metade da velocidade do video. Se o video possue som proprio, o som terá velocidade auterada também. Cada vez que adicionar novamente a velocidade será reduzida pela metade;
Sair: faz a imagem do video ir se afastando;
Tom de Sépia: faz o video ficar com coloração alterada, não chegando a ficar preto e branco, mas dando um tom de sépia ao video que ficará envelhecido;
Tom, Todo o Espectro de Cores: alterna a coloração do video entre todo espectro de cores, fazendo assim a cor do video vir a ser verde, rosa, azul alternadamente.


Após ver os efeitos que deseja adicionar ao video. Basta clicar e arrastar até encima do video que deseja adicionar o efeito, então assim que fizer isso o video ja estará com o efeito selecionado.
Mas opa! você sem querer adicionou um efeito que não queria, tem como remover? sim. Clique com o botão direito do mouse sobre o video que teve o efeito adicionado, e clique em "Efeitos de Vídeo...", e onde diz "efeitos exibidos" são os que estão adicionados já, para remove-los selecione o efeito que deseja tirar fora e clique em "<<>>" para coloca-lo no video:


Para adicionar fade in e fade out você pode fazer de outro jeito. Basta clicar com o botão direito encima do video e marcar a opção de fade caso queira adicionar ou remover um fade in ou fade out (preto) no video.

Detalhe: quando você adicionar um efeito a um video, aparecerá uma estrela azul abaixo do nome do video. Assim saberá quando um video está ou não com efeitos.

Exibir transições de vídeo: aqui você pode adicionar uma transição entre um video e outro. Uma transição é a união de 2 videos em um pequeno trexo que serve para uni-los. Esse trexo não é grande, normalmente não passa de 1 segundo, mas isso pode ser alterado mais tarde. Ao adicionar uma transição, o tempo do video diminuirá pelo fato de unir duas pequenas partes em apenas uma, mas não é nada tão consideravel.
São no total 60 transições diferentes para você escolher. A lista deles é:

Apagar, Ampliado à Direita; Apagar, Ampliado Abaixo; Apagar, Estreito à Direita; Apagar, Estreito Abaixo; Apagar, Normal à Direita; Apagar, Normal Abaixo; Barras; Buraco de Fechadura; Círculo; Círculos; Coração; Cortar, Direita; Cortar, Direita Para Cima; Cortar, Esquerda Para Cima; Cortar, Interno; Deslizar; Deslizar, Centro Para Cima; Diagonal, Abaixo à Direita; Diagonal, Quadro Abrir; Diagonal, Riscado; Dissolver; Dividir, Horizontalmente; Dividir, Vertical; Encolher, Interno; Estrela, 5 Pontas; Estrelas, 5 pontas; Fade; Girar; Gravata Borboleta, Horizontal; Gravata Borboleta, Vertical; Inserir, Abaixo à Direita; Inserir, Abaixo à Esquerda; Inserir, Acima à Direita; Inserir, Acima à Esquerda; Inverter; Íris; Losango; Olho; Pixelizar; Preenchido em V, à Direita; Preenchido em V, à Esquerda; Preenchido em V, Abaixo; Preenchido em V, Acima; Remoinho; Retângulo; Revelar, à Direita; Revelar, Abaixo; Roda, 4 raios; Rolar; Rotação de Página, Direita Para Cima; Rotação de Página, Esquerda Para Cima; Tabuleiro de Damas, Xadrez; Varrer, Acima; Varrer, Externo; Varrer, Interno; Ventilar, Acima; Ventilar, Externo; Ventilar, Interno; Zig-Zag, Horizontal; Zig-Zag, Vertical.

Não postei a descrição de cada uma pois aparece um desenho bem claro de como cada uma é, sendo assim você mesmo pode ver antes de adicionar uma ao seu video, o que ela faz.

Para adicionar uma transição de video, você precisa clicar e arrastar alguma das transições citadas acima e arrasta-la até entre dois videos. É necessario que haja 2 videos para haver uma transição. Transições também podem ser feitas entre "titulo>video", entre "video>credito", ou até mesmo entre "imagem>imagem", "imagem>video", "video> imagem", etc.
Após criar uma transição, seu tamanho será de 1 segundo (esse é o minimo de tempo), caso deseje amplia-la, basta clicar na transição onde ela se encontra na linha de tempo "transição", após isso é só clicar em um dos cantos da transição e estende-la ao tamanho que quiser.


Lembrando que quanto maior a transição, menor o tempo entre um video e outro, e sendo assim será menor o tamanho total do video.

Criar título ou créditos: nesta area é onde você pode criar créditos e titulo no começo ou no meio de um video. Aqui é possivel criar título ao início do filme, título antes de um clipe selecionado, título ao clipe selecionado, título após um clipe selecionado e créditos ao final do filme. O WMM possue dois tipos de títulos: Títulos de uma linha e Títulos de duas linhas. Animações que terminei com "sobreposição" no final significa que o título ou crédito deve ser adicionado na linha de tempo chamada "sobreposição". A lista deles e suas descrições (retiradas do proprio WMM) estão aqui:

Títulos, uma linha:
Surgir, Superior Esquerda: Surge da esquerda superior, sai à direita inferior;
Máquina de Escrever: Digitando texto uma letra por vez;
Fita Registradora: Rola da direita para esquerda na faixa colorida (sobreposição);
Faixa de Notícias: Fade in e Fade out da faixa (sobreposição);
Rolar, Perspectiva: Rolar em perspectiva da parte inferior para a parte superior;
Brilhante: Acende e Apaga;
Zoom, Menos: Reduz;
Zoom, Ampliar: Amplia;
Giro, Mais: Mais giro;
Giro, Menos: Menos giro;
Vídeo de Notícias, Inserção: Inserção de vídeo com faixa de noticias (sobreposição);
Fade, Menos Zoom: Faze, mais zoom lentamente;
Zoom, Menos e Mais: Zoom, menos e mais;
Alongar: Alongar, menos e mais;
Legenda: Legenda na parte inferior (sobreposição);
Título Básico: Texto aparece sem movimento ou fade;
Vídeo, em Texto: Texto de Vídeo transparente;
Uau!: Contorno de forma dentada (sobreposição);
Fade, Apagar: Fade, apaga da esquerda para a direita;
Fade, Apagar em Salto: Fade, apaga para trás e para frente;
Fade, Apagar em Elipse: Fade in e fade out na forma elíptica;
Espelho: Texto surge e sai de ambos os lados;
Rolar, Faixa: Rola a faixa da direita para a esquerda (sobreposição);
Rolar, Invertido: Vídeo aparece em texto, rola da direita para a esquerda (sobreposição);
Pingo de Tinta: Preenche com tinta.

Títulos, Duas Linhas:
Fade In e Fade Out: Fade in, pausa, fade out;
Surgir, Fade: Surge da esquerda, pausa, fade out;
Sair: Fade in, pausa, sai à direita;
Títulos em Movimento, em Camadas: Títulos de sobreposição transparente;
Contorno de Explosão: Mais zoom, contorno explode fora da tela;
Surgir, Esquerda e Direita: Surge da esquerda e da direita;
Placar Esportivo: Desliza para baixo e depois para cima (sobreposição);
Jornal: Mais giro e zoom (sobreposição).

Créditos:
Rolar, Para cima Empilhado: Rolagem para cima nos créditos empilhados em pares;
Ampliar: Mais zoom nos créditos de pares;
Fade In e Fade Out: Fade in e fade out dos créditos de pares;
Rolar, Para Cima Lado a Lado: Rolagem para cima lado a lado nos créditos de pares;
Espelhar: Surgimento de ambos os lados dos créditos de pares;
Explosão: Mais zoom nos créditos de pares e contorno explode fora da tela;
Surgir, Esquerda e Direita: Surgimento da esquerda e da direita dos créditos de pares;
Vídeo Esquerdo: Créditos rolam para cima á direita com video compacto a esquerda (sobreposição);
Vídeo Parte Superior: Créditos rolam para cima da parte inferior com video compacto na parte superior.

Detalhe: descrições retiradas do proprio Windows Movie Maker.

Após selecionar a animação do seu título ou crédito, você pode também alterar a cor e a fonte do texto do seu título ou crédito. Você tem a escolha a fonte, a cor da letra, a transparência do texto (em %), a posição e a escolha entre Negrito, Itálico ou Sublinhado:


Agora é só você escolher em qual parte do seu video quer criar um titulo ou crédito.

Adicionar título ao início do filme:
Cria automaticamente um titulo no começo do filme, como primeira exibição do video será o titulo clicando aqui.

Adicionar título antes do clipe selecionado na linha de tempo:
Aqui você cria um titulo sem ser necessariamente no começo do video. Aqui você pode colocar titulo no inicio de uma cena que seja de qualquer parte do video, não sendo obrigado a ser no começo. Para isso é necessario antes clicar no video que quer criar um titulo antes.

Adicionar título ao clipe selecionado na linha de tempo:
Aqui você pode "escrever durante o video", é aqui que você tem a disposição para colocar palavras aparecendo enquanto o video continua andando ao fundo. Muito util para que usa legendas.

Adicionar título após o clipe selecionado na linha de tempo:
Aqui você cria um titulo sem ser necessariamente no começo do video. Aqui você pode colocar titulo no final de uma cena que seja de qualquer parte do video, não sendo obrigado a ser no começo. Para isso é necessario antes clicar no video que quer criar um titulo ao final.

Adicionar créditos ao final do filme:
Aqui você cria os créditos que vão aparecer no final de seu filme.

Em titulos e creditos tambem podem ser adicionados efeitos de video, alem de ser possivel tambem colocar transiçoes entre titulo e video, video e credito, etc.

Criar um filme automático: como o proprio nome ja diz, aqui você tem a escolha de deixar na mão do proprio editor de video criar um video para você. Tendo como escolhas as seguintes alternativas:

Destaques Esportivos: Videoclipes com panorâmicas e zooms rápidos são selecionados para capturar a ação e um título de destaque e créditos são adicionados no inicio e no final;
Filme Antigo: Efeitos de vídeo de filme antigo aplicados para dar a um filme aparencia de antigo.
Filme de Destaques: Edição simples e limpa com cortes, fades, um título e créditos;
Inverter e Deslizar: As transições de video de inversão, deslizamento, revelação e rotação de paginas são aplicadas entre clipes;
Vídeo de Música: Edições rápidas para toques rápidos e edições mais longas para toques lentos.

Infelizmente com esse recurso alguns videos saem completamente sem sentido, então não é muito aconselhavel que se baseiem apenas em usar o recurso "filme automático" por esse fato.


AUDIO, UM DETALHE IMPORTANTE:

Assim como o video, o audio também pode ser editado, ou seja, se você começa a editar um video e uma musica nao encaixa no tamanho exato, é necessario ser editado. Se o video é maior que a música, então é necessario talvez diminuir um pouco o tamanho da música para que caiba outra após ela, sendo assim haveria mais de uma música durante a edição e assim que uma acabasse começaria a tocar a outra. Mas em certos casos o video é que fica menor que a música, então é necessario cortar fora o que não pode ser aproveitado da música.
Para cortar a música deve clicar na música na linha de tempo onde diz "Áudio/Música", depois deixe o marcador azul encima da parte da musica que você deseja dividir, e logo em seguida vá até o botão "Cortar" (para alguns se chama "dividir") embaixo da tela de exibição e clique para cortar onde você marcou. Após cortar, a parte que ficou de fora ou que não pode ser aproveitada deve ser deletada da linha de tempo, para isso clique com o botao direito do mouse sobre essa parte da música e clique em "Excluir" (Del).


Assim como o video, no áudio também é possivel colocar fade. Para colocar é só clicar com o botão direito do mouse sobre a música e marcar as opções "Fade In" e "Fade Out" se quiser adicionar fade ao som do seu video.
No áudio também pode ser feito transições, mas de um jeito diferente. Para fazer uma transição de áudio é necessario clicar encima da música que vem por segundo, e arrasta-la por cima da primeira. Aquela marcação azul escura embaixo é o volume do som no momento da transição, quanto maior a transição menor será o volume inicial.




3. Concluir Filme:

Salvar no computador: aqui você pode salvar seu video após ja ter editado tudo que você queria. Para salvar clique em "Salvar no computador", em seguida escolha o nome do video e embaixo o local onde será salvo. Depois na segunda parte clique em "Mostrar mais opções", e abaixo onde diz "melhor ajuste para tamanho do arquivo" você tem 100% de liberdade para escolher o tamanho em MB ou KB que seu video deve ter após ser salvo. Porém não devemos esquecer de uma coisa, quanto maior o tamanho do video em MB maior será a qualidade do video, quanto menor o tamanho em MB menor será a qualidade do video. Então cuidado para não salvar pequeno demais e acabar deixando o video com péssima qualidade, para fazer isso precisa ficar de olho na parte onde diz "detalhes da configuração", pois a cada 1 MB que você diminua ou que você aumente irá alterar as configurações. Se você tiver duvidas demais quanto a isso é aconselhavel que você marque a opção "melhor qualidade para repordução no computador", pois assim ele salvará com qualidade que o Movie Maker considera melhor para aquele video. E clicando em "outras configurações" você tem a escolha de uma série de opções (não aconselhavel mecher aqui).
Após selecionar o tamanho ou deixar ajuste automatico, clique em avançar e espere o tempo acabar. É demorado e normalmente deixa o PC todo lerdo, por isso procure não ficar no PC enquanto salva o video. Após terminar de salvar, marque a opção "assistir video ao concluir" para ver como ficou seu video assim que voce clicar no botao "concluir". Pronto, você terminou seu video e eles está salvo no seu PC.

Salvar no CD: aqui você pode salvar seu video diretamente para um CD gravavel, mas o video ficará apenas no CD, e você não terá uma copia no seu PC, então só salve em CD após antes ja ter salvo no seu computador o video.

Enviar por email: aqui você pode enviar seu video para outras pessoas usando seu e-mail. Não é muito util pelo fato de só poder mandar arquivos de anexo, sendo assim o tamanho não pode ser muito grande. É util apenas para edição de quem faz videos usando apenas fotos.

Enviar para a Web: ainda não intendi qual a função dessa opção, mas requere acesso a internet para ser executado.

Enviar para câmera de vídeo digital: aqui você poderá salvar seu vídeo direto em sua camera de vídeo, utilizando a câmera com mesmo objetivo de um pendrive. Muito util para quem usa bastante uma câmera de video tanto para gravar quanto para armazenar videos.

Uma dica importante: após terminar a edição do seu vídeo, não há necessidade guardar um projeto de cada vídeo. Pois não esqueça que os vídeos capturados pelo Fraps saem com tamanho em MB muito alto, então após ser editado, o video chega a diminuir o tamanho em 90%, onde videos de 300 MB podem ser finalizados com 30 MB. Sendo assim é aconselhavel após cada edição você não fechar o WMM após ter salvo o vídeo, então assista ele e veja se está tudo certo. Se não estiver, basta editar a parte que não está correta já que você não fechou o WMM será facil encontrar essa parte e edita-la. Após editar com as correções, mande salvar novamente e veja se deu tudo certo. Se estiver tudo OK você ja pode fechar o Movie Maker e deletar do seu computador os videos capturados com Fraps pois eles não terão mais utilidade (musicas e imagens não é necessario, apenas os videos capturados devido ao seu tamanho ser grande demais e eles não terem mais utilidade após a edição).

Pequena atualização no Windows Movie Maker: foi lançado a um certo tempo um pacote para o Windows Movie Maker. Esse pacote se chama "Creativity Fun Pack", e possue diversos efeitos de som, imagens de exibição novas, aberturas e finais de filmes e muito mais. Para baixar clique aqui.

Bugs no Windows Movie Maker: assim como qualquer outro programa, o WMM não é 100% perfeito. Ele ainda possue alguns bugs, cujos quais são corrijidos atualizando seu Movie Maker. Para isso é necessario atualizar seu Windows XP clicando em Iniciar > Windows Update. Após atualizar seu Windows XP, automaticamente seu Movie Maker será atualizado com as correções necessarias, os erros primarios serão corrijidos na primeira atualização se eu não me engano. O erro primario que muitos conhecem ou que então não devem ter reparado é quando você esta assistindo a prévia de um video na tela de exibição e para de assistir para avançar uma parte que não queira ver, logo depois disso você coloca o video para assistir novamente na tela de exibição e o som/música está totalmente fora de sincronia, mas isso vale apenas para a exibição, no resto se salvar o vídeo estará tudo normal pois isso é apenas um bug no Windows Movie Maker.


Após terminar, ainda é necessario fazer upload no YouTube.

12 comentários:

  1. Eu nao consigo capturar videos da minha web cam usando o windows movie Make :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode criar um video sem o auxilio do movie maker, salvar na sua area de trabalho(página principal do computador), clicar no ícone do video criado e arrasta-lo para sua area de trabalho do movie maker

      Excluir
  2. como eu coloco faixas no fideo de 90minutos

    ResponderExcluir
  3. Olá,muito bom esse tutorial. Fiz um clipe com fotos e vídeos do meu filho, no projeto ficou perfeito, qdo salvo ele no computador pra ficar no formato WMV, e vou assistir só aparecem as fotos, os vídeos que coloquei não aparecem. O que posso fazer?Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. olá, esse tutorial é o melhor de todos os sites qe e procurei melhor blog de tutoriais huhu

    ResponderExcluir
  5. gostariia de sabeer como mudar o idioma... agradeço muito se me ajudareem o mais rapido possivel!

    ResponderExcluir
  6. esse e u melhor tutorial de mm do mundoo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá não consigo salvar meu filme no meu computador, sempre dá erro!???

    ResponderExcluir
  8. Olá! Pq q no meu windows movie maker a minha imagem está aparecendo "pausada" "lenta" e o audio continua normal? O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. Eu ja ultilizo esse progama faz tenpo e eu ate trabalho com editacao de video e faco video e muito legal vc fazer videos valeu

    ResponderExcluir
  10. Movie Maker não salva as imagens e textos colocados dentro do filme. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber como faço pra criar um vídeo, no meio deste vídeo pará-lo, colocar outro vídeo e depois voltar a tocar o primeiro vídeo de onde parou??

    ResponderExcluir