sábado, 4 de abril de 2009

Como usar o RIOT



"Imagens de baixa resolução ficaram no passado com este software que redimensiona e mantém ótima qualidade."

O software Riot (Radical Image Optimization Tool) tem uma função bem específica: aumentar o tamanho de suas imagens e manter uma qualidade aceitável. A princípio, qualquer um dúvida da capacidade do programa, pois além de não ter um desenvolvedor de renome, ocupa pouquíssimo espaço no disco rígido. No entanto, após utilizá-lo, fica bem claro que o Riot realmente é uma ferramenta de otimização de imagens radical!

Poucos botões facilitam o trabalho

Como o Riot não tem muitas outras funções, a quantidade de botões é bem reduzida e tudo é facilmente encontrado em uma barra logo abaixo do campo de imagem.Os menus também não trazem nada de extraordinário, tanto que no menu “File” (Arquivo) só há opções para salvar e abrir arquivos.

Aumentando a resolução

A promessa do Riot é incrível, mas o resultado é ainda mais surpreendente. Para quem imaginava que não há possibilidade de alterar a resolução das imagens sem perder qualidade, acaba vendo que com o Riot instalado a realidade é outra.Com cinco principais modos de atuação, o aplicativo amplia as imagens de acordo com configurações pré-determinadas (as quais são imutáveis). Escolha também se você quer manter o aspecto padrão da imagem ou alterá-lo.

Cada modo de ampliação tem diferença na qualidade final e no processo de funcionamento. Ao abrir a janela de ampliação, nota-se facilmente que ao lado de cada opção há um dizer mostrando a velocidade e a qualidade do filtro. O modo “Lanczos 3” é o melhor sem dúvida alguma e apresenta um resultado agradável aos olhos. Abaixo há uma comparação entre uma imagem com um zoom de dez vezes aplicado e outra com a ampliação do Riot.

Utilize as imagens em seu blog

Riot vem preparado para atender ao público web, porque traz suporte aos três principais formatos de imagem utilizados nos websites. Há opções para melhorar a qualidade nos formatos GIF (somente imagens estáticas), PNG e JPEG. Apesar do suporte ao GIF e PNG, o programa parece não conseguir compactar tanto as imagens como ele faz com o JPEG. Sendo assim, usuários que possuam blog ou um website, talvez devam testar o Riot, pois a ótima qualidade fornecida nas imagens do tipo JPEG é ideal para deixar sua página rápida para seus visitantes.

Escolha o formato

Nenhum comentário:

Postar um comentário