sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como Usar Photo! Editor

Por Danilo Amoroso
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Este editor é pequeno, simples e eficiente. Veja como é fácil usá-lo.

O Photo! Editor, anteriormente conhecido como Photo Toolkit, é um editor de imagens que se destaca por ser gratuito, prático e fácil de usar. Basta abrir uma imagem, escolher o efeito ou ferramenta desejado – eles estão sempre facilmente disponíveis – e aplicá-lo.

Outra praticidade é a possibilidade de integrar o Photo! Editor ao Windows Pictures and Fax Viewer e também ao Windows Explorer.

O que você pode fazer

O Photo! Editor lhe permite remover olhos vermelhos, corrigir cores, reduzir imperfeições, criar caricaturas, aplicar maquiagens, ajustar luz, alinhar, redimensionar e cortar. Tudo com muita facilidade.

A interface

Para começar, vamos conhecer a interface deste editor. No canto superior direito, são exibidas em árvore as pastas de seu computador. É aqui onde você localiza pastas e arquivos que deseja trabalhar.

Navegue por pastas exatamente como você usa o Windows Explorer.

Imagens são exibidas em miniaturas logo abaixo. No entanto, o tipo de visualização pode ser determinado com o botão “View”.

Por padrão, a visualização é em miniaturas.

Altere o modo de visualização se preferir.

Clique na imagem que você deseja trabalhar. Ela será ampliada e exibida na parte à direita. Utilize os botões “Zoom Out” e “Zoom In” para aumentar ou diminuir o zoom; o botão “Fit” para deixar a imagem do tamanho da área de edição; e o botão “Actual Size” para exibi-la em seu tamanho original. À direita, um indicador informa o nível de zoom na imagem.

Controle a visualização da imagem com esses botões.

Na parte de cima da tela, ficam os botões com todas as ferramentas disponíveis, além do botão para abrir e salvar um arquivo.

Tudo é feito por esta barra.

Botões “Undo”, “Redo” e “Cancel” estão localizados no canto inferior direito. Vamos ver as ferramentas uma a uma.

Fez besteira? Conserte com esses botões.

Rotacionando

Os dois primeiros botões da barra superior permitem a rotação da imagem. Basta clicar em “Rotate Left” para rotacionar à esquerda e “Rotate Right” para rotacionar à direita.

Rotacione imagens com dois cliques.

Removendo olhos vermelhos

Remova olhos vermelhos com um clique.Olhos vermelhos são muito comuns em fotos por causa da ação do flash. Através do Photo! Editor, é possível reduzir este problema com um único clique. Com a imagem aberta, clique em “Fix Red Eye” para corrigir o problema automaticamente. Se você não gostar do resultado, então tente fazer isso manualmente.

Clique na flecha ao lado do botão e, em seguida, clique em “Manual Correction”.

Se os olhos não forem corrigidos automaticamente, então faça você mesmo.

Uma janela será aberta. Use o mouse para clicar e arrastar para selecionar a área dos olhos. Clique com o botão direito do mouse para desfazer a seleção. Se preferir, use o botão “Find” para localizar olhos vermelhos automaticamente.

Mesmo no modo manual, o Photo! Editor dá uma mãozinha.

Aqui você também pode definir o tamanho da visualização através dos botões “-“, “+”, “Fit” e “=”. Para visualizar a imagem original temporariamente e comparar as modificações, clique e segure o botão representado por uma seta.

Os controles de zoom continuam disponíveis.

Para cancelar todas as modificações, clique em “Reset”.

Ajustando cores

Um clique pode ajustar as cores de uma imagem.Com esta ferramenta, você pode deixar as cores de uma imagem mais vivas, escuras, claras, amareladas ou de vários outros jeitos. O Photo! Editor oferece configurações pré-definidas para facilitar o trabalho.

Para ajustar automaticamente, basta clicar sobre o botão “Enhance Color”. Para ajustes manuais, clique na flecha ao lado do botão e, em seguida, clique em “Manual Correction”.

Também é possível ajustar as cores manualmente.

Na janela aberta, atente para a área “Settings”. Aqui você escolhe o modo de correção, que pode ser através de variações pré-definidas ou então através de ajustes de cor.

Defina o modo de correção de cores.

Você verá a imagem original no centro e diversas variações em volta dela. Elas oferecem diferentes combinações de contraste, brilho, saturação e tons de cores. Clique e segure o botão direito do mouse para visualizar uma miniatura em tamanho real. Basta escolher a variação desejada e clicar em “OK”.

Analise as variações e escolha a que lhe agradar.

Já clicando em “Color correction”, você verá alguns ajustadores. Os dois primeiros alteram temperatura e matiz, sendo possível ajustá-los automaticamente com o botão “Auto”.

Se você entende de padrões de fotografia, ajuste-os na mão.

Mais abaixo há niveladores de brilho, contraste, saturação e gama. Basta ajustar esses níveis da maneira que você desejar. É possível trabalhar com uma área específica da imagem, bastando selecioná-la com o mouse para isso.

Brilho, contraste, saturação e gama também são ajustáveis.

Clique em “Reset” para cancelar todas as modificações.

Despoluindo

Reduza as imperfeições das imagens.A ferramenta “Denoise” aperfeiçoa as imagens, reduzindo imperfeições causadas por diferentes motivos: compactação excessiva, baixa resolução, etc. Esta ferramenta também pode ser utilizada nos modos automático e manual.

Com a imagem selecionada, basta clicar em “Denoise”. Se você preferir utilizar o modo manual, clique na flecha ao lado do botão e, em seguida, clique em “Manual Correction”.

Escolha o modo manual para correções ainda mais perfeitas.

Na janela aberta, arraste os niveladores para ajustar o nível de ajuste de luminosidade, cor e relevo.

Ajuste os niveladores para correções precisas.

Clique em “Default” para processar a imagem com configurações otimizadas ou em “Process” para processá-las com os valores indicados. Clique em “Reset” para cancelar as modificações. Para visualizar a imagem original e comparar com a nova, clique e segure o botão representado por uma flecha.

Corrigindo e tirando desfoque

Remova borrões das imagens.Esta ferramenta pode tanto remover borrões feitos digitalmente como suavizar as imagens. Ela também pode ser utilizada nos modos automático e manual. Para fazer estes ajustes manualmente, clique na flecha ao lado do botão “Deblur” e, em seguida, clique em “Manual Correction”.

O primeiro passo é escolher o modo de correção: “Sharpening” para ajustes de bordas e “Deblurring” para imagens bastante borradas. Em seguida, ajuste os níveis de correção e o raio de ação. Marque a opção “Suppress halos” para remover halos em torno de cantos.

Suavize imagens.

Durante o uso desta ferramenta, um retângulo vai exibir a pré-visualização da imagem processada com o filtro atual.

Clique em “Default” para voltar aos níveis padrão e clique em “Process” para processar a imagem com configurações definidas. Clique em “Reset” para cancelar as modificações. Clique e segure o botão representado por uma flecha para visualizar temporariamente a imagem original.

Fazendo caricaturas

Usar a ferramenta de caricatura pode ser bastante divertido.Esta é uma das diversões do Photo! Editor. Clicando em “Caricature”, uma nova janela é aberta. Ela funciona de uma maneira simples: basta clicar sobre certos pontos da foto para distorcê-los, aumentando ou diminuindo os atributos físicos da pessoa, animal ou objeto.

Distorça o que você quiser, até robôs!

Em “Warp radius”, você define o nível de distorção. Logo abaixo, você pode alterar a cor de fundo da imagem. Clique sobre o botão “Change” e escolha uma cor. Para voltar ao nível de distorção e a cor padrões, clique em “Default”.

O nível de distorção é definido aqui.

Use os botões “Undo” e “Redo” para refazer e desfazer modificações.

Maquiando

Este recurso transforma radicalmente o visual de quem você quiser, através de pincéis que consertam imperfeições. Além de remover manchas na pele, você pode brincar e enfeitar de palhaço quem você bem entender.

Você tem cinco tipos de efeito:

Corrija erros com estas cinco ferramentas.

Corretor de ponto: ajuste o tamanho do pincel, posicione-o sobre o ponto defeituoso e clique.

Corretor de flash: ajuste o tamanho do pincel, clique e arraste-o sobre a área brilhante.

Clone: ajuste o tamanho do pincel, opacidade e rigidez. Clique com o botão direito sobre uma área perfeita para selecionar uma amostra. Esta amostra será marcada com uma mira. Clique e arraste sobre uma área imperfeita para preenchê-la com a amostra.

Clareador de dentes: ajuste tamanho, opacidade e rigidez do pincel. Desenhe sobre a área amarelada, arrastando para clarear os dentes.

Suavizador: ajuste tamanho, opacidade, rigidez e defina o tipo de suavização, que pode ser para todos os pixels, para pixels claros ou pixels escuros. Desenhe sobre a área desejada, arrastando para corrigir as imperfeições.

Ao aplicar qualquer um desses efeitos, o botão de refazer é habilitado.

Efeitos de luz

Esta é uma ferramenta semelhante aos ajustes de cores, mas ela é mais direcionada a correções em paisagens. Primeiro, você define o modo de ajuste, que pode ser por variações pré-definidas ou então manual.

No modo de variações, você verá a imagem original no centro e diversas variações em volta dela. Clique e segure o botão direito do mouse para visualizar uma miniatura em tamanho real. Basta escolher a variação desejada e clicar em “OK”.

Escolha um padrão de luz.

Já clicando em “Manual mode”, você verá alguns ajustadores. Primeiro, ajuste a luz ambiente em “Ambient light”.

Primeiro, ajuste a luz ambiente.

Mais abaixo, você pode adicionar fontes de luz, ajustando suas definições: intensidade, altitude e divergência. Alguns parâmetros podem ser ajustados através de pontos de controle dentro da janela de pré-visualização.

Em seguida, defina e controle focos de luz.

Por fim, ajuste brilho (“Glossiness”) e aplique efeito tridimensional (“Relief”).

Dê o toque final com brilho e alto-relevo.

Alinhando

Esta ferramenta lhe permite alinhar um objeto na horizontal ou na vertical. Basta você indicar uma linha torta, que pode ser a linha do horizonte, um prédio, etc. A imagem será automaticamente ajustada dependendo do eixo mais próximo. Para fazer uma linha obrigatoriamente horizontal, segure a tecla Shift enquanto ela é desenhada. Já para desenhar uma linha obrigatoriamente vertical, segure a tecla Alt.

Para visualizar a imagem original, clique e segure o botão representado por uma seta.

Redimensionando

Clicando em “Resample”, você pode alterar o tamanho da imagem e o tamanho do arquivo, facilitando o uso e o envio deste arquivo. Você pode escolher um modelo pré-configurado de redimensionamento através do menu “Presets”. Essas configurações são aplicadas para imagens muito pequenas, pequenas, médias, grandes, para área de trabalho e para impressão.

Abaixo, você pode ajustar os níveis manualmente, escolhendo a unidade de medida, que pode ser em pixels ou em porcentagem. Marque a opção “Constrain proportions” para manter a proporção da imagem.

Para cortar os cantos da imagem para fazê-la caber em um tamanho determinado, marque a caixa “Crop”.

Escolha a qualidade do processo em “Quality”. Ela pode variar entre “Lower” (mais rápida) ou “Very High” (mais devagar, porém com qualidade maior). Em “Enhancement”, você aprimora a imagem de acordo com o modo escolhido.

Redimensione com várias configurações.

Cortando

Esta é a ferramenta de corte do Photo! Editor, que permite a criação de imagens facilmente através da seleção de uma parte especial de uma imagem. Clique na imagem e arraste o mouse para selecionar a área de corte manualmente. Ou então selecione um modo pré-definido.

Para desfazer uma seleção, clique com o botão direito sobre ela. Você visualiza o posicionamento da área criada, podendo alterar manualmente cada valor entre topo, base e lados.

Em resolução, você define a resolução da imagem a ser criada. A unidade de medida pode ser pixels por polegada ou por centímetro.

Selecione a área a ser cortada e seus atributos.

Editando via Windows Explorer

O Photo! Editor pode ser integrado ao menu de contexto do Windows Explorer para facilitar a edição de várias imagens ao mesmo tempo. Para isso, selecione as imagens que você deseja editar e clique com o botão direito do mouse sobre elas para exibir o menu de contexto.

Posicione o mouse sobre a opção “Process photos”. Um menu será expandido com os recursos do Photo! Editor. Os três primeiros (correção de olhos vermelhos, ajuste de cores e despoluição) podem ser utilizados no modo automático ou manual.

Escolha as imagens, acesse o menu e escolha o efeito desejado.

A imagem será processada e, em seguida, um assistente será aberto para você salvar o resultado. Você pode criar um arquivo novo ou substituir um arquivo existente.

Este foi mais um tutorial do Baixaki. Esperamos que você tenha gostado. Aproveite bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário