sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como Usar Express Burn

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Aprenda a usar o Express Burn, programa leve que grava discos (CD, DVD, Blu-Ray) de forma rápida e prática.

O Express Burn é um programa extremamente leve e ágil que serve pra gravar CD’s, DVD’s e até mesmo Blu-Ray. O guia a seguir visa ensinar a usá-lo de modo a fazer com que você não perca tempo tentando aprender por conta própria.

Escolhendo o tipo de mídia/gravação

Na barra superior do Express Burn existem todas as opções de gravação suportadas pelo programa, para escolher entre uma delas, basta clicar no seu respectivo ícone. Com as opções dessa barra você pode copiar um disco (Copy Disk) ou criar um CD de Áudio (Audio CD), CD de dados (Data CD), DVD de dados (Data DVD), DVD de vídeo (Video DVD), Blu-ray de dados (Data Blue-ray), ou um HD-DVD de dados (DataHD-DVD).

exbur1

Caso escolha a opção “New Disk” uma janela será aberta na qual você deverá escolher entre uma das opções anteriores e dar um nome ao disco (Name of the Disk). Feita a escolha, é chegada a hora de escolher quais arquivos serão gravados.

Adicionando arquivos

Há dois modos de se adicionar um arquivo, ou você clica em “Add Files”, ou em ”Add Folder”. Caso escolha a primeira opção, você deverá adicionar arquivos por arquivo (para facilitar segure a tecla “Ctrl” e selecione os arquivos desejados), já se escolher a segunda, será possível adicionar pastas inteiras. Se quiser remover algum item da lista, basta aperta a tecla “Del”.

expbur2

Após adicionar os arquivos você pode criar pastas (Create Folder) para melhor organizá-los, no entanto, não é possível definir a ordem na qual eles serão gravados, ou seja, adicione pensando na ordem desejada.

Em “Set Disk Label” é possível alterar o nome do disco, e na parte da direita (Filesystem) é recomendável deixar em “UDF”, ou em “Iso+Joliet” para uma maior compatibilidade com computadores antigos. Feito isso, clique em “Burn CD/DVD/ Video DVD/ Blu-Ray/ HD DVD”.

expbur3

Gravando um disco

Uma janela aparecerá, nela pode-se alterar o nome do disco, e escolher se ele será gravado pelo Express Burn ou pelo Windows Media Player. Na primeira opção, será ainda possível definir em qual driver o disco será gravado (Burner Drive), a velocidade de gravação (Write Speed) e o número de cópias (Copies to Burn).

expbur4

Você também pode definir se ele: tentará gravar além da capacidade do disco (Use overburning...), apagará o disco se ele for regravável (Erase non-blank...), e verificará se a gravação foi bem-sucedida ou não (Verify burned content is correct after burning). Após isso, clique em “OK” para começar a gravação.

Uma mensagem de erro poderá aparecer caso você coloque um disco não-vazio para gravar sem antes mandar apagá-lo.

Inserindo capítulos em “Video DVDs”

Inserir capítulos pode facilitar você a navegar pelos vídeos gravados, você pode, por exemplo, criar um capítulo no início de cada arquivo gravado, pois assim quando você aperta a tecla “>>|” do controle remoto, será possível passar para o vídeo seguinte.

Após adicionar os vídeos, clique em cima de um deles e selecione “Manage Chapters”. Na janela aberta mova a barra vermelha (em cima da linha de tempo do vídeo) e a posicione aonde você quer que o capítulo comece, então, clique em “Add” para marcar aquele tempo como capítulo.

No entanto, caso você não queria ter esse trabalho, clique em “File” e selecione “Options”. Lá você poderá definir aonde seus arquivos temporários serão gravados (no caso de quando se for fazer uma cópia de cd e houver somente um driver), assim como adicionar um capítulo no início de cada arquivo. Há também a opção de usar o FFMPEG (para quando acontecer algum erro ao abrir um vídeo pelo Express Burn).

expbur6



“Burner”

Nesse menu você pode fazer diversas coisas, uma delas é mandar o driver de disco abrir ou fechar (Eject / Load). Também se pode apagar um disco (Erase) e criar/gravar (Create / Write) uma imagem ISO.

Uma imagem ISO basicamente copia a lista de arquivos que você adicionou ao Express Burn e grava em um arquivo, com ele você poderá gravar a seleção de arquivos feita selecionando a opção “Write ISO Image to a disk...”.

Inconveniente

Durante a instalação do Express Burn será perguntado se você deseja instalar diversos outros programas do mesmo desenvolvedor, você pode optar por não instalar nada, no entanto, tanto dentro do programa quanto no atalho do menu “Iniciar” estarão vários links para que você possa fazer o download dos referidos programas (que vão desde edição de imagens até conversão de mídias).

Mas o que incomoda de verdade é que mesmo sem instalar nada, o Express Burn faz com que alguns tipos de arquivos abram (com duplo clique) somente com aqueles programas não-instalados. Ou seja, quando você tenta abrir uma imagem, o Express Burn avisa que é necessário baixar o programa de edição de imagens da NCH Software (e não abre o arquivo).

Para resolver isso, ou você baixa o programa, ou então clica com o botão direito do mouse em cima do arquivo, selecione “Propriedades” e ao lado de “Abre com:” clique em “Alterar...”. Feito isso, selecione o programa desejado para abrir aquele tipo de arquivo e clique em “OK”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário