sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como usar o Audacity

Como gravar sons com o Audacity

Por Pablo de Assis
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Tudo que você precisa saber para gravar sons usando o editor de áudio de código aberto, o Audacity.

Hoje o Baixaki começa uma série de tutoriais sobre como usar o Audacity, umas das ferramentas de edição de áudio mais usadas justamente por ser gratuita e bastante completa. O primeiro tutorial será sobre uma das mais fáceis e principais funções desse programa: gravar som.

O que pode ser gravado?

O Audacity é uma excelente ferramenta, mas mesmo assim ela tem algumas limitações. Uma delas é justamente o que ela pode gravar. Basicamente, ela grava qualquer coisa que seu microfone consegue captar e nada mais. Ou seja, se você está conversando no Skype, por exemplo, ele não vai gravar sua conversa.

Porém, ele gravará qualquer coisa que passar pelo microfone com uma captação muito boa. E o melhor de tudo é que para tal não é preciso nenhuma configuração especial ou abrir abas diferentes. Gravar sons no Audacity é a tarefa mais fácil que se pode fazer no programa.

Configurações iniciais

Entradas de AudioA primeira coisa a fazer é ter certeza que o microfone está ligado corretamente. Existem diferentes tipos de microfone e de entrada de áudio. Certifique-se que o microfone utilizado é o apropriado para a entrada da placa de som de seu computador.

Depois, você precisa abrir o Audacity e configurá-lo para gravar desse dispositivo. Essa configuração é relativamente simples e normalmente não precisa ser feita. Mas em alguns casos, pode ser necessário. Ao menos saber como se faz isso não fará mal a ninguém.

Existe uma pequena barra de ferramentas onde você escolhe a origem do áudio. Escolha o microfone ou a entrada que funcionar para o seu computador. Cada computador tem diferentes configurações de hardware e software e os caminhos podem ser diferentes aqui.

Selecione a origem do som para gravação

O seguinte passo para configurar é ajustar os volumes de áudio tanto de entrada quanto de saída. Isso é extremamente importante, porque se algum deles estiver desregulado, o resultado final da gravação de som pode ser comprometido. Coloque o volume de saída e de entrada num ajuste que fique confortável para ouvir. Caso esteja muito alto, o som pode sair estourado e incompreensível. Algo semelhante pode acontecer caso esteja muito baixo. Novamente, o nível aqui vai depender da qualidade do hardware instalado.

Fazendo alguns testes

Uma vez tendo o Audacity configurado, é recomendável que você teste o gravador de áudio. Para começar a gravar de fato, basta clicar no botão com o círculo vermelho. O programa automaticamente irá criar uma nova linha de edição e começar a registrar as curvas de som. Verifique visualmente se as curvas de som preenchem grande parte do espaço e se elas não ficam nem muito pequenas nem muito grandes.

Níveis de audio recomendados e não recomendados

Começando a gravar

Agora que você sabe que o Audacity está configurado e o áudio está no nível desejado, basta começar a gravar. Delete qualquer outra linha de áudio que você possa ter aberto ou inicie um novo projeto e comece a gravar. Não se preocupe com o início e o final da linha de áudio, pois isso pode ser corrigido após a gravação.

Ao terminar a gravação, basta apertar novamente o botão de gravar, o círculo vermelho, ou o de parar, o quadrado amarelo.

Botões de comando do Audacity

Ajustes Básicos

Agora vem a parte mais difícil da gravação de áudio, mas que ao mesmo tempo é bastante simples. Isso é para verem o quão fácil é usar o Audacity.

Ferramenta de Seleção do AudacityNo início e no final do arquivo podem haver alguns barulhos ou períodos de silêncio indesejáveis na gravação. Para retirá-las, basta selecionar a Ferramenta de Seleção (indicada na imagem ao lado) e com ela selecionar a parte do início e do final da faixa gravada que você deseja eliminar, como se você estivesse selecionando um texto no Word: clique no ponto inicial e arraste até o ponto final, ou ainda, clique com o cursor no início da seleção, segure a tecla Shift e clique onde você gostaria de terminar a seleção. Uma vez com a parte selecionada, basta teclar Delete para eliminar a seleção.

Selecione o audio indesejável para deletar

Salvando seu arquivo de som

Atenção ao salvar seu arquivo de audioEste passo é relativamente simples, mas requer atenção. Existem duas formas de salvar seu arquivo: como projeto ou como arquivo de áudio. Ao escolher a seleção “salvar como” ou simplesmente “salvar”, você salva o projeto no formato AUP que somente o Audacity poderá ler. Isso será útil mais tarde quando você for fazer grandes edições de áudio.

Para salvar no formato MP3, basta você escolher “Exportar” ou “Exportar seleção”. A primeira opção vai salvar a faixa inteira de áudio gravado e a segunda vai salvar somente alguma seleção que você possa ter na faixa de áudio.

Editar Metadados

Ao pedir para exportar, o Audacity abrirá uma seleção de edição de Metadados, que também são conhecidos como Tag ID3. Esses metadados são informações anexadas no seu arquivo MP3. O preenchimento deles não é obrigatório, mas ajuda na identificação do programa na hora de tocá-los em players de MP3 ou em programas como o Winamp ou o iTunes.

Preencha as informações para o Tag ID3

Salvando em MP3

O formato mais utilizado para salvar os arquivos é o MP3, mas o programa ainda permite salvar em outros formatos como o WAV ou o M4A. O problema é que, para salvar em MP3, é necessário instalar uma DLL no seu computador. A vantagem é que a instalação é extremamente simples. Para tal, visite a página http://lame.buanzo.com.ar/ e clique no link indicado na imagem abaixo:

Caso precise, instale o Lame para salvar em MP3

Salve o arquivo no seu computador e execute-o. Haverá um pedido de seleção de local para salvar o arquivo. É aconselhável que ele seja salvo na mesma pasta do Audacity, para facilitar a localização da DLL pelo programa. Caso essa DLL não esteja instalada ou o programa não consiga encontrar onde você a instalou, você verá a seguinte tela:

Localize onde instalou o Lame

Caso precise, instale a DLL seguindo as instruções acima ou simplesmente procure o arquivo onde você a instalou. Ele só vai pedir isso uma vez, então não há com o que se preocupar. Depois, basta escolher o nome do seu arquivo e pronto!

Conclusão

Agora, basta você tocar e aproveitar sua nova gravação. Aproveite e faça mais gravações. Conte-nos sua experiência e se este tutorial foi útil para aprender como gravar sons usando o Audacity.

Faça gravações e nos dê sua opinião

12 comentários:

  1. Bastante útil. Salvou meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. Vai-me ser bastante útil.

    ResponderExcluir
  3. cara a dias estou tentando gravar uma radio, on line, já li diversos tutoriais de como configurar o audacity, vi q tenho q desabilitar o microfone mas não consigo achar o icone para isso.
    xandre bond

    bilben_2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. quero gravar somente o som de radio web, anulando o microfone, como faço?

    ResponderExcluir
  5. Pablo, no meu pc, no Audacity não aparece a barra de ferramentas onde agente escolhe a origem do audio, tipo onde agente coloca MICROFONE, lá não aparece nada ...o que eu faço?

    ResponderExcluir
  6. puts desconfigurei ..agora ta som grave pra caramba ... como reiniciar?

    ResponderExcluir
  7. tem como eu usar o microfone do notebook ?

    ResponderExcluir
  8. ola!Gostei muito do artigo. Sou leiga em informatica e estou buscando fazer um mine ebook com textos e gravacoes destes textos como um cursinho de ingles. Mas nao sei bem como utlilizar essas ferramentas tanto para contrucao de ebook, textos gravados e como coloca-lo online.
    Caso tenha tutorias nesse assunto sera bem vindo pois uma grande maioria de internautas sao leigos e precisa de textos bem detalhados.
    Muito bom seu texto.Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  9. cara muito obrigado agora eu vou poder fazer meus projetos de divulgação mas eu só não aprendir como equalizar a voz. pois canto e minha voz é grave em algumas e mas agudas em outra(baritenor) mim ajuda nessa parte.

    meus agrdssimentos!!!!!

    fabricio.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal! Eu já trabalhava com o audacity no computador de bancada e agora estou tentando usar o audacity no not book está ecorrendo um problema. Ao passar a vóz em um play back importado para o audacity e a trilha da vóz fica atrazado em relação ao tempo do play back. O QUE ESTÁ OCORRENDO? No computador de bancada ficava SHOW...

    ResponderExcluir
  11. Retirando ruídos de áudios http://adf.ly/1VqFqd

    ResponderExcluir