quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Baixe e configure o K-Lite Nitro

Por Adriano Camargo em 23/Out/2007

O K-lite Nitro é um dos mais famosos compartilhadores de arquivos da internet, e nessa versão está com nova tecnologia multiprotocolo: Agora se conecta a 4 redes P2P: FastTrack, OpenFt, Ares e Gnutella. De acordo com seus desenvolvedores, em breve BitTorrent, eD2k (eMule) e muito mais!

É como ter todos os programas em um só, pois o K-Nitro compartilha com os seguintes softwares: Kazaa, K++, LimeWire, BearShare, Gnucleus, Morpheus, Swapper, XoloX Ultra, Phex, Shareaza, KCEasy, Ares Galaxy, Grokster, iMesh, Morpheus, e muitos outros.

Nesse rápido tutorial vamos ensinar você a baixar, instalar o programa e como fazer buscas por arquivos, confira:

Introdução

Primeiramente baixe o K-lite Nitro aqui

Instalação

1. Depois que baixar o K-Lite Nitro, clique duas vezes no arquivo executável e inicie o "Assistente de Instalação". O Assistente mostrará em qual pasta será instalado o K-Lite Nitro. Simplesmente clique em "Instalar" e o aguarde o processo ser concluído.

2. Depois que o K-Lite Nitro for instalado, abra o programa e continue com os procedimentos do Assistente, para a configuração básica.

3. O primeiro item nessa configuração é um questionário sobre os seus dados de usuário. A instalação só termina com o preenchimento de todos os dados, portanto não deixe nenhum campo em branco. Nesse ponto você pode digitar seus dados reais ou não, fica a seu critério. Terminado, clique "Próximo":

4. O próximo passo é a configuração do tipo de conexão do usuário: Selecione sua conexão ou use a opção customizada para definir manualmente a velocidade.

5. Em seguida configure a pasta dos arquivos que serão compartilhados na rede. Para adicionar outras pastas, clique no botão ao lado e selecione as pastas no seu disco rígido com arquivos para compartilhar. Os arquivos baixados na pasta padrão também serão compartilhados automaticamente.

Pronto, a configuração básica foi concluída e o programa já poderá ser conectado na rede.

Agora vamos explicar algumas configurações especíicas do K-Lite Nitro.

Configuração do K-lite Nitro

1. Abra o K-Lite Nitro e clique no ícone "Otimizações". As opções de configuração serão mostradas divididas pelos itens ao lado esquerdo.

O item Geral mostra as opções:

Se não quiser que o K-Lite Nitro seja executado quando o Windows for iniciado, mantenha essa opção deve ficar desativada, para evitar lentidão desnecessária do Windows.

Na opção de "Arquivos Compartilhados", o usuário pode selecionar as pastas de arquivos para serem compartilhados na rede. Em "Dados Pessoais", o usuário pode modificar seus dados, inserindo dados reais ou não.

2. Nas "Configurações de Busca", é possível filtrar todos os resultados que contenham palavras especificadas ou extensões suspeitas.

Configuração do Tráfego

1. Essas são as configurações de downloads e uploads de arquivos no K-Lite Nitro. É possível determinar a velocidade máxima de downloads e uploads para não prejudicar a performance da sua conexão e interferir na sua navegação. Também é possível configurar quantas fontes cada download terá e o número máximo de uploads simultâneos.

2. A instalação padrão para os arquivos que baixar salva os arquivos na pasta "C:\Arqs K-Lite.com.br" e os arquivos incompletos ficam na pasta "C:\Arquivos de programas\K-LiteNitro\giFT\incoming". O usuário pode alterar essa configuração, se achar necessário, por aqui e recomendamos que não permita ao K-Lite Nitro salvar arquivos corrompidos.

Baixando arquivos com K-Lite Nitro

O K-Lite Nitro permite baixar arquivos de música, filmes, programas, jogos, fotos, documentos e todo tipo de arquivo que quiser. Nesse passo vamos mostrar como baixar um vídeo com o K-Lite Nitro. Para exemplificar a diferença entre baixar arquivos de sites e baixar por redes P2P, vamos procurar pelo famoso vídeo da Daniela Cicarelli através do K-Lite Nitro:

1. Abra o K-Lite Nitro, selecione "Vídeo" em "Tipo de Busca" e em seguida digite "Cicarelli". Se preferir fazer uma busca por fotos da Cicarelli, é só selecionar "Imagens" no "Tipo de Busca".

2. Clique em "Iniciar Busca" e aguarde surgir os resultados da busca. Note que o K-Lite Nitro conectou apenas na rede "Gnutella", o ícone azul indica que os arquivos estão nessa rede.

3. A imagem mostra que existem 23 resultados da sua pesquisa, mas que apenas 8 possuem mais de uma fonte (o sinal de "mais" ao lado do ícone do arquivo, mostrado do lado esquerdo dele). Tome cuidado com arquivos de tamanho muito pequenos em relação ao tipo de busca, eles podem conter vírus e danificar seu sistema. Não se esqueça de usar um bom antivírus no seu computador, como o Avast! ou o AVG.

4. Bom, nesse caso iremos baixar o primeiro arquivo da lista de resultados, pois é o que tem mais fontes. Basta dar dois cliques sobre ele que começará a transferência.

5. Para observar a transferência do arquivo, clique no ícone "Downloads"" no alto da tela. Se o arquivo tiver mais de uma fonte, clique na pequeno sinal de "mais", ao lado do nome do arquivo, e todas as fontes do arquivo serão mostradas. Dependendo da quantidade do arquivo baixada é possível visualizar/tocar o vídeo ou música antes do final da transferência para saber se o arquivo é verdadeiro ou está em boa qualidade.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Como usar o Counter-Strike.

Por Equipe Baixaki
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
1. Procurando um servidor

Para começar a jogar Counter-Strike, é preciso conectar-se a um servidor. Portanto abra seu steam e clique em "Find Servers".

2. Ajustando os filtros para uma conexão vantajosa

Como sugere o nome, o filtro, quando configurado da maneira certa, servirá para lhe proporcionar uma conexão mais rápida e, por conseqüência, uma jogabilidade inúmeras vezes melhor — é como se fosse uma peneira em que só passam servidores apropriados.


A principal opção a ser ajustada aqui é a "Latency". Em termos simples, ela corresponde a quanto será seu PING dentro do servidor; quanto maior for este PING, mais a conexão será prejudicada. Portanto, prefira configurá-lo sempre abaixo de 150, no mínimo (sugere-se menos de 50 para uma jogabilidade bastante estável).

Aproveite a brecha para mudar a "Location" de onde você busca a lista de servidores. No caso, a preferência deve ser dada à South America, ou América do Sul.

Algumas outras opções podem lhe garantir uma lista com servidores mais específicos, como a "Server not full" (apenas os que tenham vagas livres), "Has users playing" (somente os que não estejam vazios) e "Not password protected" (não protegidos por senha).

Depois que os filtros já estiverem ajustados, clique em "Refresh all" para atualizar a lista dos servidores.

3. Dicas básicas e úteis de jogo

Sambe: Procure se movimentar de um lado para o outro enquanto estiver trocando tiro contra um inimigo que já tenha lhe avistado. Desta forma, a probabilidade de você tomar bala diminui, porém a maioria das armas, quando disparadas em movimento, sofre uma perda incrível em termos de precisão — esta técnica também é conhecida por "samba".

Mire sempre para o horizonte: Evite andar olhando para o chão. Não é lá que estão seus inimigos. Mantenha a mira numa altura mais ou menos entre o peito e a cabeça do adversário. Assim, você estará mais preparado para um combate surpresa e reflexivo.


Ande mais rápido:
O peso da arma é levado em conta na hora de ativar seu fôlego. Portanto, para alcançar uma velocidade maior ao correr, basta selecionar a faca como arma principal. Tome cuidado ao fazer isso, evitando arriscar lugares perigosos ou suspeitos. Saque sua arma principal assim que lhe convier.


Coloque silenciador:
Algumas armas têm suporte para esta opção, ativada com o botão direito do mouse. Diz a lenda que, quando silenciada, a arma ganha em precisão e velocidade, perdendo um pouco sua força. Pese na balança, teste e escolha o jeito que achar mais confortável.


Vare os inimigos:
Varar, na linguagem do Counter-Strike, significa acertar o alvo através da parede. Algumas armas têm poder suficiente para atravessar caixas, portas e paredes, portanto ao avistar alguém escondido em algum lugar, não hesite: mande bala. Mas esteja com a arma certa: rifles, metralhadoras ou snipers; a única pistola com tal poderio é a Deseart Eagle.


Passando a bomba adiante:
Se você está jogando como terrorista, pode ser que comece a partida portando a bomba C4. É possível descartá-la, mas prefira fazer isso perto de sua equipe, para que algum aliado seu a pegue e dê continuidade à missão. Para fazê-lo basta selecionar a bomba (tecla 5) e soltá-la (tecla G).


Não faça barulho:
Às vezes, principalmente nos casos em que a bomba já está armada, é melhor não fazer barulho (seja para desarmá-la, seja para protegê-la). Para isso, basta andar segurando a tecla Shift. Assim, o inimigo não poderá lhe ouvir chegando, mas sua velocidade diminuirá consideravelmente.

Evite o fogo amigo: Quando mais integrantes do seu time estiverem caçando o mesmo alvo que você, evite atravessar a mira deles. Muitos servidores deixam o "Friendly-Fire" ativado, e assim você poderá ser morto pelo próprio companheiro — o que prejudicará tanto você quanto ele. Repare se há alguém que ficou para trás com uma sniper, e tente garantir uma boa visibilidade a ele.


4. Aumente seu FPS

FPS, ou Frames por segundo, significa o número de quadros por segundo de um dispositivo de geração de imagem. Quanto maior for o valor do fps, melhor flui o jogo.

No Counter-Strike, o FPS já vem automaticamente padronizado no valor de 72 no máximo. Entretanto, é possível expandi-lo para mais de 100. Para isso, você deve abaixar o console e digitar o seguinte comando: "fps_max 101".

5. Comandos

A seguir, uma lista dos comandos padrões do Counter-Strike. É claro que nas opções do game é possível personalizá-los a seu gosto, mas para quem é iniciante vale a pena conferir:

  • W, A, S e D: Setas direcionais que movimentam o personagem.
  • CTRL: Abaixar.
  • Espaço: Pular.
  • SHIFT: Andar devagar e silenciosamente.
  • TAB: Mostra score.
  • Número 1: Seleciona a faca.
  • Número 2: Seleciona uma pistola.
  • Número 3: Seleciona o rifle de assalto.
  • Número 4: Seleciona um tipo de granada.
  • Tecla B (base): Permite comprar armas e itens.
  • Teclas , e . (base): Compram munição automaticamente.
  • Botão esquerdo do mouse: atira.
  • Botão direito do mouse: realiza função secundária de uma arma (Por exemplo: abrir zoom de um rifle).

6. Sobre o STEAM

A Valve — desenvolvedora do Half-Life — criou uma ferramenta chamada STEAM com o objetivo de unificar todos os games em um só sistema. Em outras palavras, para jogar qualquer jogo produzido por ela, você precisará do programa STEAM instalado.

Através dele será possível conectar-se em uma conta — que pode ser criada gratuitamente — para inserir as chaves de registros dos jogos comprados. Desta forma, as chaves (CD-Keys) ficam juntas em um só lugar e tudo o que você precisa para jogar os games, em qualquer PC do mundo, é estar logado (conectado) numa conta do STEAM.

Por ele você também pode comprar os jogos — para nós brasileiros, somente com cartões de crédito internacionais — e baixá-los se possuir acoplado uma CD-KEY na conta. Portanto, ao comprar um jogo e colocar sua CD-KEY na conta do STEAM, automaticamente ela passa a ter um valor pecuniário (ou seja, vale dinheiro!). Por isso, nunca passe a senha para um amigo ou até mesmo familiares.

Bom jogo a todos.

Como usar o Revo Uninstaller

Por Douglas Ciriaco
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Aprenda a usar este desinstalador simples e cheio de recursos.

Quando nós desinstalamos programas de nosso computador, nem sempre todos os seus arquivos e pastas são removidos.

Estes resquícios acabam somente ocupando espaço em disco e muitas vezes você nem consegue lembrar onde estão para apagá-los manualmente.

Para resolver este problema existem diversos desinstaladores. Um dos mais populares é, sem dúvidas, o Revo Uninstaller. Com ele você poderá desinstalar programas de maneira simples ou eliminá-los completamente de sua máquina, sem deixar nenhum vestígio.

O Baixaki vai lhe ensinar agora a usar este ótimo programa, indispensável para quem quer desinstalar por completo qualquer programa de seu computador e deixá-lo funcionando corretamente, afinal ele também possui ferramentas para otimização do seu sistema. Sem mais delongas, mãos à obra.

DESINSTALADOR

Ao abrir o programa pela primeira vez, você terá na tela a exibição da guia Desinstalador. Como o próprio nome deixa claro, aqui é o lugar onde você retirará programas de seu computador.

Revo Uninstaller

Os programas são listados na tela, mas para encontrá-los você também pode usar a opção de pesquisa. Conforme você vai digitando, os resultados vão sendo filtrados.

Use a ferramenta de pesquisa para encontrar rapidamente o programa a ser desinstalado

Quando você encontrar o programa que deseja remover, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o desinstalador. Uma janela aparecerá na tela com quatro opções diferentes de desinstalação. Escolha a que melhor lhe convier e pressione o botão Avançar.

Selecione um dos módulos de desinstalação

Neste tutorial ensinaremos o processo mais complexo de desinstalação, o modo Avançado. Este processo é feito em quatro passos. No primeiro será criado um ponto de restauração do sistema, no segundo será feita uma análise dos dados do aplicativo antes de desinstalá-lo, logo em seguida será executado o seu próprio desinstalador. Confirme a desinstalação normalmente e vá para o último passo.

Acompanhe a análise inicial e a desinstalação do programa

Depois desse processo, o Revo Uninstaller verificará o seu sistema atrás de sobras do programa que acabou de ser desinstalado. Finalizada esta análise, clique em Avançar.

Verificando informações de sobras

Na próxima tela, serão exibidos todos os itens que restaram à desinstalação. Tome cuidado para não apagar arquivos e/ou pastas úteis a outros programas. Certifique-se de que está apagando somente os arquivos presentes na pasta do programa desinstalado e clique em Excluir para apagá-los. Terminada esta etapa, clique em Avançar e sua desinstalação terá terminado.

Selecione os arquivos restantes a serem apagados

Módulo de Caça

A opção Módulo de Caça permite que você aponte com o mouse um ícone na Área de Trabalho (inclusive atalhos) e então elas sejam desinstaladas. Apenas clique sobre o símbolo em formato de mira em seu desktop e arraste-o até o ícone do programa a ser desinstalado.

Aponte a mira para o ícone do programa que deseja desinstalar

FERRAMENTAS

O Revo Uninstaller, como dito logo na chamada deste guia de uso, é um programa completo. Além de desinstalar arquivos, ele também possui recursos para melhorar o desempenho de seu computador e eles estão presentes na guia Ferramentas.

Existem dois grupos diferentes de ferramentas para melhorar o desempenho de seu PC: Otimização e Limpador de Rastros.

Otimização

Na guia Otimização, você encontrará três ferramentas: Gerenciador de Autoinicializações, Ferramentas do Windows e também o Limpador de Arquivos-Lixo.

O primeiro, Gerenciador de Autoinicializações é responsável por ativar e desativar a inicialização automática de programas em seu computador, bem como prestar informações acerca do programa. Para habilitar a inicialização automática, deixe marcada a caixa do programa.

Gerenciador de Autoinicialização

Clicando com o botão direito do mouse você terá acesso a outras opções como mais informações, acessar a pasta onde está o programa e também o próprio aplicativo.

Clique com o botão direito sobre os aplicativos para ter acesso a mais opções

O segundo, Ferramentas do Windows, reúne em uma única tela todas as ferramentas do seu sistema operacional, facilitando seu acesso direto. Clicando uma vez sobre qualquer ferramenta é possível obter informações sobre ele. Dê um duplo clique para acessá-lo.

Ferramentas do Windows

Por fim, o Limpador de Arquivos-Lixo é capaz de fazer uma varredura em seu sistema atrás de arquivos inúteis e lixos que só ocupam espaço em seu disco rígido. Remover estes arquivos contribuirá para ampliar o espaço livre em seu disco bem como para melhorar o desempenho do sistema.

Clique no botão verificar para que a pesquisa por estes arquivos citados acima se inicie. Depois de finalizada a pesquisa, é possível desmarcar alguns arquivos antes de clicar em Excluir para apagá-los.

Limpador de Arquivos-Lixo

Limpador de Rastros

Nesta guia existem cinco ferramentas para você limpar todos os vestígios de utilização do Windows, deixando-o mais ágil e evitando problemas subseqüentes. Lá você encontrará o Limpador de Navegadores, responsável por remover os históricos dos navegadores Internet Explorer, Firefox, Opera e Netscape. Escolha o que deseja limpar e clique em Executar.

Limpador de Navegadores

Outra ferramenta, o Limpador do MS Office, serve para limpar o histórico de arquivos recentes dos programas desta suíte. Selecione os históricos de quais programas deseja remover e então pressione em Limpar.

Limpador do MS Office

O Limpador do Windows é um recurso para remoção do histórico de utilização de ferramentas do Windows. Para utilizá-lo, apenas selecione quais os rastros que deseja apagar e então clique em Limpar.

Limpador do Windows

Em outra ferramenta de limpeza de rastros, chamada Remoção de Evidências, o Revo Uninstaller irá remover por definitivo arquivos que foram apagados da lixeira, mas que ainda permanecem em seu disco rígido. Este processo pode ser um pouco demorado.

Remoção de Evidências

A última ferramenta, Exclusão Irreversível faz exatamente o que seu nome já deixa bem claro: exclui arquivos de maneira definitiva. Insira arquivos e/ou pastas nos campos apropriados e clique em Excluir Permanentemente.

Exclusão Irreversível

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Como usar o Mozilla Firefox

Por Oliver Hautsch
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Principais funcionalidades do navegador que veio para desbancar o Internet Explorer.

A frase acima pode parecer presunçosa, mas o navegador da Mozilla tem tudo para se tornar o futuro padrão da categoria. Se isso vai acontecer realmente não há como saber. O que podemos dizer é que o Firefox é inovador desde o seu lançamento e, em alguns aspectos, sempre saiu na frente do Internet Explorer. Prova disso é o recurso de abas, que sempre esteve presente no Firefox e foi recentemente incorporado no Internet Explorer, bem como a barra de busca embutida.

Abas

Um dos recursos mais bacanas do Firefox é o seu suporte nativo a abas desde sua primeira versão. Isso é ótimo para os usuários mais aficionados, que costumam abrir inúmeras páginas ao mesmo tempo, pois ao invés de abarrotar a barra de tarefas do Windows, você pode entupir a janela do Firefox à vontade, sem atrapalhar a visualização dos outros programas abertos. Além disso, você pode mudar a ordem das abas simplesmente arrastando-as para a posição desejada. Isso é impossível quando se usa a navegação com janelas, pois o Windows as deixa na ordem em que elas são abertas, sem a possibilidade de mudança.

Há diversas maneiras de abrir novas abas no Firefox. Uma delas é clicar com o botão direito do mouse em um link e depois em “Abrir em nova aba”, no menu que aparece. Para abrir uma aba em branco, você pode clicar no menu “Arquivo” e depois em “Nova aba”, mas a maneira mais rápida e fácil é utilizar o atalho do teclado. Pressionando a tecla CTRL + T, você dá ao Firefox o comando para que abra uma aba em branco.

Colorful Tabs é o nome do complemento que deixa suas abas coloridas.

Para fechar as abas também existem várias formas diferentes. Você pode clicar no X que fica do lado de cada uma, ou simplesmente utilizar o atalho CTRL + F4. A maioria dos mouses atuais vêm com a roda, que também é um botão. Outra forma de fechar uma aba é clicar em seu título com a roda do mouse.

Existem vários tipos de extensões disponíveis para melhorar o gerenciamento de suas abas. Perceba que na imagem acima as abas estão coloridas. Isso facilita a visualização. Se você fechar alguma aba por acidente, também pode fazer o download de uma extensão que desfaz esse fechamento errôneo. Veja o item “Extensões” deste artigo para maiores informações sobre elas.

Busca embutida

Outro recurso que o Firefox sempre teve e que facilita muito a vida dos internautas é a barra de busca embutida. Assim como as abas, a barra de busca embutida foi copiada pela Microsoft na versão 7 do Internet Explorer. Hoje, a maioria dos navegadores suporta as abas e tem sua própria barra de busca.

Alterando o mecanismo de busca de sua barra integrada.

Você pode adicionar novos mecanismos de busca à sua barra, clicando no botão que contém a imagem do mecanismo atual e uma pequena seta para baixo. Depois clique em “organizar pesquisas” para ver quais os sites de busca estão disponíveis. Caso o que você deseja não esteja na lista, clique no link “adicionar pesquisas” para que o Firefox mostre uma página com os sistemas disponíveis.

Gerenciamento de favoritos

Barra de favoritos destacada.

Ninguém gosta de perder tempo, e para economizar o seu, o Firefox dispõe da barra de favoritos, que agiliza o processo de acessar os sites que você mais visita. Sempre que você adicionar uma página aos seus favoritos, será exibida a tela abaixo. Clique na seta para baixo do campo “pasta” e depois na opção “barra dos favoritos”. Em seguida, clique em "Concluir" para que seja adicionado um botão abaixo da barra de endereços, com o nome definido por você e o link para o site adicionado.

Adicionando links à barra de favoritos.

Você pode mudar a ordem dos botões da barra de favoritos. Basta clicar no botão desejado e arrastá-lo para a posição que você quiser. Se você arrastar um botão para uma aba ou para a barra de endereços, também será aberta a página do favorito associado ao botão.

O menu “Favoritos” também tem algumas opções “escondidas” que, inclusive, em versões anteriores eram melhores. Um exemplo é a ordem dos links. Antes você podia clicar em qualquer um dos links com o botão direito e depois em “ordenar pelo nome” para organizar o menu conforme o nome do favorito, definido por você.

Ordenando seus favoritos por nome.

Na versão 3, só é possível ordenar a lista alfabeticamente abrindo o menu “Favoritos”, clicando com o botão direito do mouse sobre um dos primeiros quatro itens e depois em “Ordenar pelo nome”. O porquê da posição desse comando ser essa é algo misterioso, pois se você clicar com o botão direito do mouse sobre algum dos links que adicionou no menu de favoritos, a opção de ordenar pelo nome não aparecerá.

Extensões

A melhor maneira de incrementar seu Firefox é utilizando as extensões. Existem milhares delas disponíveis para download gratuitamente. Você só precisa clicar no menu “Ferramentas” depois em “Complementos”. Será aberta uma janela mostrando algumas das melhores extensões do momento. Basta selecionar a desejada e clicar no botão “Adicionar ao Firefox” para que seja feito o download e a instalação. Pode ser necessário o reinício do navegador para que o complemento seja instalado corretamente.

Janela de complementos exibindo as sugestões.

Há um link na área superior direita da janela de complementos, com o texto “Exibir todos os complementos”. Clique nele para ir para a página oficial de complementos do Firefox. Há tantas extensões disponíveis que é praticamente impossível não encontrar algo que você queira ou precise. Para cada coisa que você quiser fazer, alguém já deve ter criado uma extensão que realiza.

*O Baixaki possui uma categoria só de extensões para o Firefox. Clique aqui para ver as extensões que selecionamos e publicamos para você fazer download a vontade.

*Cuidado quando você instala complementos no seu Firefox. Como as extensões são carregadas quando o navegador é aberto, o excesso delas instaladas ao mesmo tempo pode deixar o programa instável, lento e até imprestável.

Atalhos do teclado

A melhor maneira de deixar mais rápida a operação de qualquer programa é memorizar suas teclas de atalho. Isso também vale para o Firefox, que oferece vários atalhos ótimos para facilitar sua vida. Veja abaixo alguns dos mais úteis.

CTRL + ENTER: utilize essas teclas para preencher endereços automaticamente. Por exemplo: digite a palavra “baixaki” na barra de endereço do seu Firefox, aperte o CTRL + ENTER e veja o que acontece. Aparecerá automaticamente o “www.” antes e “.com.br” depois. Isso vale para o Firefox em português. A versão em inglês preenche o endereço com “.com”.
CTRL + T: abre uma nova aba vazia.
CTRL + TAB: alterna entre as abas abertas. Use CTRL + SHIFT + TAB para alternar na direção contrária.
CTRL + W ou CTRL + F4: fecha a aba ativa.
CTRL + D: adiciona a página atual aos favoritos.
CTRL + B: abre os favoritos como um painel acoplado à área esquerda do navegador.
CTRL + J: abre a janela do gerenciador de downloads.
CTRL + K: posiciona o cursor do teclado na barra de busca embutida.
CTRL + SHIFT + DEL: abre a janela de opções para remover histórico, senhas, dados pessoais, cookies e arquivos temporários armazenados.
CTRL + F: abre a barra de pesquisa, para que você possa buscar o texto digitado, dentro da página atual.
F3: caso você já tenha digitado algo na barra de pesquisa, o F3 destacará a próxima ocorrência do texto procurado.
F11: alterna entre tela normal e tela cheia.
BACKSPACE ou ALT + SETA PARA ESQUERDA: têm a mesma função do botão “voltar”.
ALT + SETA PARA DIREITA: tem a mesma função do botão “avançar”.
ALT + HOME: vai para a página definida como página padrão (ou página inicial) do navegador.

*Caso você conheça algum atalho que não mostramos aqui, fique à vontade para compartilhá-lo conosco através dos comentários do artigo.

Personalização

Exemplo de tema para o Firefox.

É óbvio que o Firefox não poderia ficar de fora no quesito personalização. Instalar temas nos programas para mudar o visual é algo obrigatório para vários tipos de software, incluindo navegadores. Nesse sentido o Firefox também sai na frente em relação ao Internet Explorer, pois o navegador da Microsoft não oferece suporte à mudança do visual, a não ser através dos temas do próprio Windows.

Para alterar a aparência do seu Firefox, clique no menu “Ferramentas”, depois em “Complementos”. Na janela de complementos, clique no item “temas”. Você verá a lista de temas instalados. Selecione o que mais agrada e clique no botão “usar tema”. Você terá que reiniciar o Firefox para que o tema escolhido seja ativado.

Janela de complementos exibindo a área de temas.

Caso você não tenha nenhum estilo visual instalado, clique aqui para ir para a categoria certa no site do Firefox e procure dentro dos milhares disponíveis para download.

O Firefox tem tudo para se tornar um gigante em número de usuários. Se depender da facilidade de uso, recursos disponíveis e versatilidade, ele já ganhou.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como usar o Avast!

Por Equipe Baixaki
sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Muitos se enganam em pensar que para se ter uma boa proteção contra as pragas virtuais, basta apenas instalar um software antivírus no computador. Atualmente, mesmo com as facilidades oferecidas pelos desenvolvedores, como programas pré-configurados, é imprescindível a atuação do usuário a fim de tornar a ação do software mais eficaz e adequada ao perfil de uso.

Neste guia, lhe ensinaremos como usar e configurar o Avast!, um dos mais populares antivírus gratuitos da atualidade. Para a felicidade de todos, o programa é totalmente em português, o que tornará a compreensão dos passos ainda mais fácil.

Índice

1. Instalação
2. Começando
3. O Antivírus



Instalação

A primeira etapa é instalar o software — veja o nosso guia de instalação para mais detalhes, clicando aqui. Como citado no guia Como Instalar, é recomendado efetuar um escaneamento completo após a instalação do software. Ele é efetuado durante a reinicialização do sistema e costuma demorar alguns minutos — dependendo da quantidade de arquivos em seu PC. Assim que terminar, o sistema é iniciado normalmente. Agora, vamos explorar o programa!

Voltar

Começando

O Avast! é iniciado, por padrão, automaticamente com o Windows. Como você pode ter notado, dois ícones azuis em forma de esfera passam a ser exibidos na systray (barra de sistema, ao lado do relógio). São eles:

Gerador do VRDB

É o ícone indicado pela letra “i”. Ele é responsável por remediar uma possível infecção de vírus, substituindo os arquivos infectados pelas suas últimas versões intactas. Para isso, o Avast! cria um banco de dados com informações sobre o estado atual dos arquivos, preservando sempre as três últimas versões. O banco é criado uma única vez e atualizado a cada três semanas durante a inatividade do computador.

Voltar

Proteção residente

Representado pelo ícone com a letra “a”, ele indica o estado em que se encontram os provedores de proteção em tempo real. Estes são responsáveis por manterem o seu computador protegido enquanto você executa suas tarefas habituais. Eis os provedores:

  • Proteção de e-mail: verifica mensagens e notícias, enviadas e recebidas, no seu cliente de e-mail.
  • Mensagens instantâneas: verifica os arquivos recebidos em mensageiros como o Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, ICQ etc.
  • Proteção de rede: previne sua máquina de ataques de worms pela rede.
  • Proteção P2P: verifica os arquivos enviados/recebidos em programas de compartilhamento como Shareaza, LimeWire, eMule, BitComet etc.
  • Proteção padrão: verifica os programas que são utilizados e os arquivos acessados.
  • Proteção da Internet: evita que o seu computador seja infectado por um vírus enquanto você navega pela Internet.
  • Outlook/Exchange: é como a proteção de e-mail, porém focada nos clientes Microsoft Outlook e Microsoft Exchange.


Cada um pode ser ajustado nos níveis de proteção Normal, Alta (recomendado) e Personalizado, onde neste você define manualmente os itens abrangidos por cada provedor. O painel de configurações é bem intuitivo, bastando um clique simples sobre o ícone da systray para acessá-lo.



Assim que uma ameaça é detectada, a proteção residente emite um alerta e apresenta as ações que o usuário pode tomar — as quais serão abordadas mais adiante.

Voltar

O Antivírus

O Avast! possui uma característica marcante em se tratando de visual: sua interface gráfica assemelha-se a de um player. Para alguns, isso foi ótimo, contribuiu e muito para a facilidade de uso do software. Já para outros, complicou ainda mais. É justamente para estes que estamos aqui!

Primeiro, devemos executar o programa. Para isso, utilize um dos atalhos criados (Área de Trabalho ou Menu Iniciar) ou clique com o botão direito sobre o ícone da Proteção residente e selecione a opção Iniciar o antivírus avast!.

Antes de carregar o antivírus, o Avast! realiza um escaneameanto completo da memória RAM do computador. É recomendado que você aguarde a execução dele.



A tela exibida na seqüência apresenta cinco pontos básicos para o usuário iniciar o uso do programa. Leia atentamente cada tópico e, caso queira que ela não apareça novamente na próxima vez que abrir o Avast!, marque a caixa de seleção na parte inferior da tela.



Voltar

Elementos da Interface

Como citado anteriormente, a interface gráfica do Avast! é muito parecida com a de um player comum. Vejamos agora a função de cada botão:



1. Menu de opções do programa.
2. Inicia o escaneamento das áreas selecionadas.
3. Pausa o escaneamento.
4. Abre a janela com os arquivos que estão em quarentena.
5. Ajusta o nível de sensibilidade da Proteção residente.
6. Inicia a atualização (manual) do banco de dados do Avast!.
7. Seleciona os discos rígidos para serem examinados.
8. Seleciona as mídias removíveis para serem examinadas.
9. Abre uma janela para que você selecione uma ou mais pastas específicas a serem escaneadas.
10. Janela com informações sobre as tarefas em execução ou o estado atual.

Voltar

Realizando um escaneamento

Agora que já conhecemos as principais ferramentas do Avast!, vamos ensinar como configurar e iniciar um escaneamento personalizado do computador :

O primeiro passo consiste em selecionar as áreas que serão examinadas pelo o antivírus. Para examinar o sistema por completo, clique na opção Discos Locais (1) (de modo que ele fique marcado como "Sim"), arraste a barrinha (2) para a direita a fim de definir o modo do scan como "Completo", marque a caixa "Conteúdo" (3) — para examinar arquivos compactados, por exemplo — e clique em "Iniciar" (4).



Há ainda um meio alternativo, e muito mais prático, para quem deseja analisar um único arquivo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e aponte para "Escanear (nome do arquivo)". Aguarde o término do escaneamento. A seguir veremos as ações a serem tomadas, caso alguma praga seja detectada.

Voltar

CUIDADO: Um vírus foi encontrado!



Não há motivo para entrar em pânico quando esta janela é exibida. O alarme é emitido justamente para chamar a sua atenção. Nela, você deve definir a ação que será aplicada ao arquivo infectado. São elas:

  • Renomear/Mover: altera o nome de arquivo e/ou o move para uma pasta de sua escolha.
  • Excluir...: apaga o arquivo infectado.
  • Reparar: o Avast! elimina apenas o código mal-intencionado do arquivo, desde que este esteja registrado no Banco de Dados de Vírus.
  • Mover para Quarentena: o arquivo é isolado do sistema operacional. Sendo assim, ele não pode ser executado, tornando impossível a manifestação do vírus.
  • Sem ação: ignora o alerta.


Por via das dúvidas, caso não saiba qual ação tomar, siga as instruções do antivírus, apresentada na caixa Ação recomendada.



Vai dizer que agora não ficou fácil proteger o sistema? Você acompanhou o guia de uso básico do Avast!. Agora fica por sua conta explorar a fundo o potencial deste antivírus gratuito.

Como usar o CCleaner.

Por Equipe Baixaki
quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O computador, assim como qualquer outro bem de consumo durável, deve receber manutenção periodicamente, tanto em se tratando da parte física quanto da lógica. Se você não preservar o gabinete limpo (o interior), por exemplo, sua máquina pode sofrer superaquecimento e, consequentemente, ter alguns dos componentes de hardware danificados. Na parte lógica não é diferente: um sistema cheio de arquivos desnecessários, com o registro abarrotado de entradas inválidas, torna-se suscetível a falhas e travamentos, bem como vítima da incômoda lentidão.

Ao contrário da limpeza física, a manutenção do sistema é muito mais fácil do que você imagina! Neste guia, lhe ensinaremos em um passo a passo prático como cuidar do Windows com o limpador mais famoso do mercado: o CCleaner.

Interface

A praticidade é um dos pontos fortes do programa. Na janela principal, três elementos podem ser facilmente identificados, como mostra a figura abaixo.



1.Cabeçalho: apresenta a versão do programa e as principais configurações do computador.
2.Botões: oferecem acesso aos recursos do CCleaner.
3.Caixa de configurações: apresenta as opções de cada recurso, bem como o andamento e o resultado das tarefas.

Agora, vamos ao que interessa! Clique sobre a opção que deseja desvendar:

Índice

Encontrar e apagar arquivos desnecessários do computador.
Localizar e corrigir entradas inválidas do registro do sistema.
Desinstalar programas e gerenciar os que são iniciados com o Windows.

Configurar o CCleaner.





Limpeza


A ferramenta Limpeza é apresentada assim que o CCleaner é iniciado. Nela, o programa analisa o computador em busca de todo o tipo de arquivos desnecessários, tais como temporários e históricos de programas. Essa opção está subdividida em duas abas, como mostra a figura abaixo:



Na primeira, Windows, há uma relação de itens do sistema operacional a serem procurados. Na aba seguinte, Programas, estão os itens relacionados aos aplicativos instalados no computador. Navegue entre elas e marque aqueles que deseja analisar — ou utilize a seleção padrão do programa, que por si só garante uma boa faxina. Clique em Analisar para o programa iniciar a varredura.

Dependendo da quantidade de arquivos, esse processo pode levar alguns minutos. Ao término, um relatório será exibido.



Repare a segunda linha. Ela exibe o espaço total ocupado pelos arquivos encontrados. Através dela você pode ter uma boa noção do estado em que se encontra o seu sistema, ou melhor, encontrava-se, pois agora é hora de eliminá-los de vez.

Clique em Executar Limpeza para iniciar a remoção dos arquivos encontrados. Aguarde o processo e um novo relatório será apresentado.



Pronto. Como se pode observar, em nosso teste foram liberados 135,5MB de espaço no disco rígido!

Voltar ao índice


Registro

O excesso de entradas inválidas no registro do sistema costuma provocar certa instabilidade na execução de aplicações e processos, como erros, travamentos etc. Elas são decorrentes da constante instalação e desinstalação de programas, tarefa praticamente inevitável para quem utiliza o computador com freqüência.

O registro do sistema é uma parte bastante delicada. Por isso é imprescindível a utilização de um software de confiança, ou então, ter um bom conhecimento no assunto. O CCleaner se encaixa nos dois casos. Além de limpar efetivamente entradas inválidas com segurança, possibilita a personalização do modo da análise.



Utilize a seleção padrão para uma análise completa ou, se preferir, desmarque os itens que julgar desnecessários. Em seguida, clique em Procurar Erros e aguarde o resultado da varredura.



Note que cada entrada possui uma caixa de seleção ao lado. Elas servem para que você desmarque alguma entrada detectada erroneamente — o que é muito difícil de acontecer no CCleaner. Quando estiver pronto, clique em Corrigir erro(s) selecionado(s)....

Uma pequena caixa será apresentada perguntando se deseja salvar uma cópia das alterações que serão feitas. Por questões de segurança, é recomendando que você crie essa cópia. Sendo assim, clique em SIM.



Uma nova tela será exibida com os seguintes elementos (veja a figura):



1. Informa o tipo da entrada.
2. Descreve o que está errado.
3. Botões para a navegação entre os erros encontrados.
4. Corrige apenas o erro em exibição.
5. Corrige todos os erros encontrados pelo CCleaner.
6. Cancela a operação.

Na prática, basta clicar em Corrigir todos os erros selecionados para deixar o registro do sistema limpinho. Assim que terminar, clique em fechar. Pronto!



Caso sejam encontradas muitas entradas inválidas (acima de 30), repita o processo de análise umas duas vezes. Isso porque existem entradas que estão relacionadas a outras e, por motivos de segurança, o CCleaner não as apaga de uma só vez.

Voltar ao índice


Ferramentas

Nesta opção se encontra duas ferramentas essenciais para complementar a limpeza da sua máquina:

Desinstalar programas

Como o próprio nome diz, serve para você desinstalar programas do computador. Veja o que cada botão executa:



1. Inicia a desinstalação do programa selecionado.
2. Permite alterar o nome da entrada selecionada na lista.
3. Remove a entrada selecionada da lista (apenas o nome).
4. Salva a lista em arquivo texto.

Programas iniciados com o sistema

Essa ferramenta serve para você remover as entradas dos programas iniciados com o Windows. Muito útil para tornar a incialização do sistema operacional mais rápida. É fácil: basta selecionar a entrada e clicar em Remover entrada.

Vale lembrar que nela você APAGA a entrada e não apenas desativa como no Utilitário de Configuração do Sistema do Windows — famoso MSCONFIG.



Voltar ao índice


Opções

O último botão serve para você personalizar as configurações do seu CCleaner. Nele, você terá os seguintes itens:

  • Configurações: são as preferências gerais do programa, tais como configurações de idioma, modo de exclusão dos arquivos, etc.
  • Cookies: serve para selecionar os cookies (dados utilizados em formulários de páginas da Internet) a serem mantidos durante o processo de limpeza.
  • Incluir: serve para adicionar manualmente pastas a serem esvaziadas ou arquivos específicos a serem apagados.
  • Excluir: semelhante ao anterior, porém serve para selecionar pastas, arquivos e entradas do registro para apagá-los manualmente.
  • Avançado: preferências extras para personalizar a execução do CCleaner.
  • Sobre: informações sobre a versão do CCleaner instalada em seu computador.



Por se tratar de um programa em português, fica fácil configurá-lo. Explore bem cada opção e deixe o melhor software de limpeza do mercado do jeito que você gosta.

Dica

Para obter mais êxito nas limpezas, execute as seguintes tarefas respectivamente:

1. Desinstale todos os programas desnecessários em Desinstalar programas.
2. Execute a limpeza de arquivos desnecessários com a ferramenta Limpeza.
3. Elimine as entradas inválidas do registro do sistema através da ferramenta Registro.

E é isso! Esses são os passos básicos para você deixar o Windows tinindo com um software de qualidade: o CCleaner!