domingo, 9 de agosto de 2009

Como Usar SopCast

Por Luísa Barwinski
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Assista a todos os canais sem precisar ligar a televisão. Tenha todos os canais sem assinar TV a Cabo!

A revolução das mídias já está acontecendo. Assistir à televisão e navegar na internet não precisam mais ser atividades separadas. Isto porque a quantidade de programas que trabalham com a difusão de streaming online vem aumentando nos últimos anos. Um dos mais populares destes programas é o SopCast.

O programa é baseado em um sistema de transmissão de televisão e rádio, permitindo que qualquer usuário assista seus canais favoritos sem precisar de uma televisão e que ouça seus programas de rádio sem precisar ligar o rádio. O SopCast funciona com a tecnologia de troca de informações P2P (Peer to Peer – Usuário para usuário).

Este programa é bastante simples de usar. O usuário só precisa fazer o download do SopCast e começar a assistir aos seus canais. Neste guia de uso, você fica sabendo como proceder corretamente o uso do SopCast. Acompanhe esta nova tendência da internet!

Ligando a televisão

Primeiramente, você precisa ter uma boa conexão de internet; uma banda larga de 2MB ou mais já é bom. Depois, você faz o download do SopCast e instala do programa. A instalação deste programa é bastante simples e você só precisa seguir o que o assistente indica. Quando já estiver instalado, execute o SopCast. Você verá uma janela que pergunta se você deseja entrar como um usuário anônimo ou se deseja entrar com um login e senha. Normalmente, não é necessário ter um login e senha para utilizar o SopCast.

No entanto, se você quiser, pode se registrar no site do desenvolvedor pelo endereço www.sopcast.com, na opção “My Sop” (Meu Sop). Clique no botão “Sign up” (Inscrever-me) e preencha os dados corretamente. Esta opção de utilizar cadastro para acessar o SopCast é usada, normalmente, por usuários que desejam emitir um canal, também. O programa também permite que os usuários registrem seus próprios canais e montem suas programações próprias ou reproduzam partidas de futebol, canais de notícias, filmes e muito mais.

Transmitindo sua própria programação

Como já foi dito, o SopCast também permite que os usuários criem seu próprio canal de televisão. Tudo o que precisa ser feito é registrar-se no site do SopCast e clicar em “Register Channel” (Registrar Canal) no menu à esquerda da tela e preencher o cadastro. Quando seu registro estiver pronto, o site pedirá que você escolha um grupo para o seu canal. Procure aquele que tem mais afinidade com o tema do seu canal.

Feito isso, abra seu SopCast e preencha os campos de broadcasting (difusão), corretamente. Se você pretende fazer o streaming de vídeos já existentes, precisará de hardwares específicos para isto como placas de captura de vídeo, uma sugestão é a Video Captura Asus My Cinema-P7131 ou a PixelView PlayTV Cinema Pro; e um servidor para abrigar suas transmissões. Quando estiver com tudo pronto, é só começar a fazer o seu broadcast.

Assistindo seus canais na tela do computador

Voltando ao assunto, o SopCast tem milhares de espectadores pelo mundo e boa parte deles assistem competições esportivas na tela do computador. Para assistir seus canais, depois que você já estiver logado no programa, clique na aba “LiveCanais” para ver quais canais estão transmitindo ao vivo no momento em que você acessar o SopCast. Para atualizar a lista, clique no botão azul redondo que tem uma seta em círculo – este é o botão “Refresh” (Atualizar). Note que nem sempre os canais estarão transmitindo.

Esta interrupção de transmissão acontece porque toda a troca de informações é baseada em usuários e seus computadores. Se o usuário que está transmitindo um determinado jogo de futebol desliga o computador, o canal fica offline imediatamente; a origem da transmissão já não existe mais.
Escolha um canal que esteja transmitindo sua programação normalmente. Você pode clicar duas vezes sobre o nome do canal, ou clicar com o botão direito sobre o nome e selecionar “Play” (Tocar) para assistir. O player padrão do SopCast é o Windows Media Player, mas você pode alterá-lo.

Alterando o player do seu SopCast

Clique no botão “Opções” na parte inferior da interface do SopCast. Você verá uma tela com diversas opções; dentro das linhas do “Choose External Player” você vê duas opções: “Use default media player (WMP)” (Usar o player padrão (Windows Media Player) e “Use my own media player” (Usar meu próprio player). Se você desejar usar outro player, selecione a segunda opção e clique no botão “Select...” (Selecionar) e procure o arquivo executável do seu player favorito. Tenha em mente que os atalhos não funcionarão; o SopCast exige que o programa selecionado seja o programa direto e não um atalho.

Pronto! Agora você já alterou o player do seu SopCast.

Canais VoD

Atualmente, este serviço está desabilitado. A sigla VoD significa “Videos on Demand”, ou seja vídeos em demanda. Estes canais deixam sua programação à vontade do espectador. Assim, o espectador fica livre para assistir aos vídeos na hora que quiser. Algumas televisões a cabo estão trabalhando com este tipo de sistema, o que tem aumentado as assinaturas por permitir que o espectador assista a seus programas favoritos quando quiser.

Disponibilize seu canal no seu site

Se você tem um site ou blog e quer divulgar seu canal, o SopCast permite que você coloque um webplayer do software na sua página principal. Para habilitar este serviço, que é inteiramente gratuito, você precisa fazer o download do programa para vincular o seu canal do SopCast com o seu site – clique aqui para baixá-lo. Depois que fizer o download do aplicativo, você deve inserir um código dentro da programação do seu site, ou seja, dentro do código fonte da página.

Depois que fizer isto, lembre-se de alertar seus leitores-espectadores que utilizam o Mozilla Firefox que eles só poderão assistir ao seu canal se estiverem com o plugin ActiveX do SopCast corretamente instalado e ativado. Além de instalar e ativar o ActiveX será necessário configurar este plugin para que o seu canal seja visto. Digite about:config no seu Firefox e selecione a linha security.classID.allowByDefault e altere a coluna “Value” (Valor) para “true” (verdadeiro). Quando tiver feito isso tudo, acesse o site e assista ao canal.

Para quem utiliza o Internet Explorer, os controles de ActiveX aparecerão normalmente na barra superior que notifica a necessidade de instalar algum plugin ou complemento para a execução de programas, scripts e outras coisas. Contudo, avise sobre a necessidade de ter este plugin instalado, do contrário seu canal não poderá ser assistido.

Grave diretamente do stream

Além de assistir e transmitir programas de televisão e ouvir os de rádio, você pode gravar o que está vendo ou ouvindo. Para fazê-lo, clique no botão com a bolinha vermelha na tela do player no SopCast. Feito isso, escolha um nome para o vídeo e tecle “Enter”; o SopCast se encarrega de gravar o programa para você.

Depois de gravar o vídeo você escolhe o destino que ele terá; enviá-lo para o YouTube, compartilhar com amigos, inserção em trabalhos acadêmicos – tudo dependerá da sua necessidade. Neste caso, se você desejar criar um canal VoD com o vídeo que você gravou, pode criar.


Agora que você já sabe como assistir e transmitir programas de televisão, baixe o seu SopCast e assista aos seus programas e canais favoritos! Até a próxima, pessoal!

Como usar o Excel: Aprenda a criar gráficos secundários

Por Fabio Roberto Machado Jordão
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Relacionar dois gráficos pode ser muito útil em algumas situações. Veja como é fácil criar um gráfico secundário.

O Microsoft Excel fornece uma variedade enorme de gráficos e possibilidades para quem necessita de algo mais representativo. Quem ainda é novato com as tabelas e os gráficos, pode ficar confuso em alguns momentos, por isso o Baixaki vem criando artigos para esclarecer e ajudar as pessoas menos experientes com o Excel. Hoje vamos ensinar como criar um gráfico secundário, ou seja, um gráfico que esteja relacionado a outro gráfico principal.

Gráficos secundários são muito úteis em casos onde determinado valor de uma tabela é muito pequeno, mas representa vários itens. Sendo assim, pode ser necessário criar um gráfico secundário apenas para detalhar exatamente o que ele representa e quais os componentes que compõe este valor. Vamos lá, é hora de aprender.

Criando o gráfico

Evidentemente, para criar seu gráfico é necessário ter uma tabela com todos os dados já configurados. Para quem nunca criou um gráfico deste tipo, vale salientar que os gráficos secundários utilizam os últimos valores de uma tabela. Portanto, você não deve criar um valor na tabela chamado “outros”, basta deixar a tabela como está que o Excel configura o gráfico automaticamente.

Selecione os dados

Após estar com sua tabela aberta, selecione os rótulos e os dados da tabela. Agora clique na aba “Inserir” e na parte de “Gráficos” selecione o tipo de gráfico que deve ser criado. Somente dois tipos de gráfico permitem a utilização de um gráfico secundário, são eles: “Pizza de Pizza” e “Barra de Pizza”.

Crie o gráfico que você preferir

Como os nomes dos gráficos dizem, um deve criar uma pizza como gráfico secundário e outro cria uma barra relacionada ao primeiro gráfico de pizza. Escolha o gráfico que você quiser e então parta para os ajustes.

Ajustes dos gráficos

Depois que o Microsoft Excel cria os gráficos, ainda é necessário fazer alguns ajustes. Por padrão, o Excel não disponibiliza os valores de cada fatia da pizza, portanto clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico e selecione a opção “Adicionar Rótulos de Dados”. Agora é necessário editar os dados que devem ser separado do gráfico principal.

Adicionar rótulos

Para formatar detalhes do gráfico é necessário clicar com o botão direito do mouse e clicar em “Formatar Série de Dados”. Na janela que é aberta, você deve modificar os valores como preferir. Se você seguiu nossa orientação de modificar os itens da tabela na ordem, mantendo o grupo de itens do segundo gráfico por último, basta selecionar a opção “Posição” no campo “Dividir Série em”. Aqui é só selecionar os últimos valores que devem ser inseridos. Por exemplo, se sua tabela possui 10 itens, mas apenas 3 pertencerão ao gráfico secundário, escolha o valor 3.

Organizar itens da segunda tabela por posição

Já se você preferiu deixa a tabela bagunçada, agora você terá um trabalho a mais para organizar o segundo gráfico. Para ajustar seu gráfico secundário, seleciona a opção “Personalizado” no campo “Dividir Série em”. Agora você deve clicar sobre cada item que deve mudar de gráfico. Ao clicar sobre determinado item, você terá de selecionar em qual gráfico ele deve permanecer.

Configure de modo personalizado

Por fim ainda é possível configurar o espaçamento entre os itens de cada pizza, a distância entre os gráficos e o tamanho de cada gráfico. Vale frisar que a personalização do gráfico fica por sua conta. Você pode acrescentar um título, utilizar porcentagem, modificar o estilo visual e muito mais. Confira abaixo o resultado final do nosso projeto.

Resultado final

O tutorial de Excel de hoje fica por aqui. Espero que vocês também consigam fazer seus gráficos. Em breve o Baixaki trará mais dicas para você utilizar o Microsoft Excel e todos os recursos deste ótimo aplicativo. Este artigo foi útil a você? Achou muito difícil o processo? Comente a respeito.