sábado, 30 de maio de 2009

Nero: como usar o Cover Designer?

Por Rodrigo Prada
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Personalizar seus encartes, caixas de discos e a estampa da sua mídia é fácil com esta ferramenta do Nero, aprenda melhor como usá-la.

Atualmente, o Nero representa o principal nome em matéria de gravação de CDs e DVDs. O software se expandiu muito e nas versões mais recentes traz uma série de ferramentas relacionadas à multimídia. O Baixaki criou uma série de artigos explicando melhor cada uma delas para você aprender tudo que o Nero 9 tem para lhe oferecer. Aprenda a criar encartes, capas e rótulos personalizados para seus CDs e DVDs com o Nero CoverDesigner.

Com o CoverDesigner o usuário cria uma série de trabalhos diferentes: parte frontal da caixa, parte traseira da caixa e face do disco nos mais variados formatos de mídia e caixas. Ao entrar no programa, escolha o formato do seu trabalho e opte entre um dos designs prontos ou crie seu próprio projeto.

Conheça suas ferramentas:

Ferramentas básicas.Ferramenta seleção: utilizada para marcar objetos.

Ferramenta linha: utilizada para traçar linhas. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar ou clique com o botão direito sobre a linha para encontrar suas opções.

Ferramenta retângulo: utilizada para desenhar retângulos. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar, arraste as bordas para mudar sua forma ou clique com o botão direito sobre o desenho para encontrar suas opções.

Ferramenta círculo: utilizada para desenhar círculos e elipses. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar, arraste as bordas para mudar sua forma ou clique com o botão direito sobre o desenho para encontrar suas opções.

Ferramenta texto artístico:
permite a inserção de textos estilizados. Clique no local onde deseja inserir o texto e acesse suas opções clicando o botão direito sobre o texto.

Ferramenta caixa de texto: permite a inserção de textos. Clique no local onde deseja inserir o texto e acesse suas opções clicando o botão direito sobre o texto.

Ferramenta lista de faixas: insere dados das faixas no estilo setlist. Clique no local onde deseja inserir a lista ou clique com o botão direito do mouse sobre ela para acessar suas opções.

Ferramenta pasta: insere diretórios com informação em seu projeto. Clique no local onde deseja inserir a lista ou clique com o botão direito do mouse sobre ela para acessar suas opções.

Ferramenta imagem:
para inserir imagens salvas em seu computador. Mova a imagem com o auxílio do mouse e clique o botão direito sobre a figura para acessar suas opções.

Ferramenta campo: insere diversas informações do seu disco. Arraste o mouse para inserir ou clique com o botão direito do mouse para acessar suas opções.

Acima da área do projeto, o usuário conta ainda com as ferramentas usuais de qualquer editor como salvar, abrir, imprimir, copiar, recortar, colar e desfazer. Utilize os ícones ou ainda seus atalhos pelo teclado como o famoso Control + C e Control + V para copiar e colar uma imagem, por exemplo. Alguns atalhos para opções de fonte e pincéis também são encontradas neste campo, mas todas estas se fazem presentes nas preferências de cada ferramenta.

Outro campo que merece destaque é o dos alinhamentos, ao invés de arrastar todos os itens que compõe sua imagem pela área do projeto, com elas você posiciona tudo o que deseja de maneira automática. Elas funcionam para textos, imagens e para qualquer outro item.

Criando o projeto para um CD comum


Inserção de imagens

O Nero CoverDesigner divide seu projeto em diferentes etapas que variam de acordo com o modelo que você escolheu. No caso de um CD comum encontram-se 4: o livreto frontal do CD, o livreto traseiro, livreto interno e face do CD.

Selecione seu projeto.

Perceba que na área de edição cada uma destas etapas constitui uma aba independente das demais.

Ao iniciar um projeto em branco de uma capa, uma boa dica é partir de uma imagem de fundo. Selecione a ferramenta imagem e escolha alguma figura em seu computador. Em seguida, posicione-a de acordo com sua vontade, o programa despreza automaticamente as sobras.

Também é possível editar a imagem mesmo depois de inseridas. Clique com o botão direito sobre a figura e selecione a opção Efeitos para escolher o de sua preferência. Girar, inverter cores, adicionar filtros, ajustes e vários outros estão a sua disposição, você poderá aplicar quantos desejar.

Alguns efeitos possuem um controle para a intensidade, altere a posição do marcador para os lados e pré-visualize o resultado na miniatura da imagem.

As imagens podem ser sobrepostas, lembrando que não existe número máximo de imagens para um projeto.

Inserção de textos

A maneira mais simples de inserir textos sobre o seu projeto é através da ferramenta texto, porém, ela possibilita apenas as opções de fontes mais comuns. Marque a ferramenta e selecione uma porção do trabalho, uma janela para a inserção dos caracteres será aberta a seguir.

Posicione e redimensione o texto de maneira similar a uma imagem com o auxílio da ferramenta seleção.

Já com a ferramenta texto artístico você tem acesso a diversas características do texto como cor, formato, ângulo de inclinação e outros.

Desta vez o usuário já começa escrevendo o que deseja na área do trabalho. Além das opções para redimensionar e posicionar a imagem, o usuário encontra uma opção para inclinar alterar o ângulo da figura.

Durante a edição da face de um disco, a ferramenta texto se comporta de maneira diferente. Ao invés de alinhar o texto em linhas, ela cria textos circulares em torno do raio da mídia.

Demais opções

Abuse ainda da ferramenta retangular, circular e de linha para criar suas próprias formas. Elas funcionam de maneira extremamente parecida com qualquer outro editor de imagens, a única exceção é que suas cores e larguras do pincel são acessadas através do botão direito do mouse.

Com a ferramenta lista de faixas, a ferramenta pasta e a ferramenta campo, o usuário insere informações do disco e do artista de forma padronizada. A partir de um projeto de CD de áudio criado com o Nero, também é possível importar todos os dados de maneira automática.

Outras Obras

Embora seu trabalho esteja apenas começando, este tutorial está se aproximando do seu fim. Uma vez dominando as ferramentas do editor de capas, basta repetir o processo nos demais livretos e sobre a superfície do disco. Claro que editar a superfície de um disco não será igual a uma capa de CD, contudo, basta que o usuário use do seu bom senso.

Os modelos prontos que são encontrados no início do programa são de grande ajuda e fornecem muitas ideias para os novos usuários do Nero CoverDesigner.

Finalmente

Escolha entre salvar seu projeto, criar um novo ou editar um trabalho anterior. Quando estiver com suas atividades prontas, prepare sua impressora e passe seu trabalho para o papel. Recorte seu encarte e monte a caixa do seu disco, já para imprimir direto na face do disco você precisa de uma impressora especializada ou de um papel adesivo para recortar e colar sobre o disco. Também vale lembrar que nem todas as mídias suportam esse processo, certifique-se antes de comprometer seu disco.

Agora basta dar asas à sua imaginação e desenvolver seus próprios projetos. Se o Nero permite que você crie discos personalizados, com o CoverDesigner suas caixas também se tornam únicas.

sábado, 23 de maio de 2009

como Usar o Twitter

Por Pablo de Assis
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Saiba de forma completa como efetivamente melhorar sua comunicação no Twitter.

s mídias sociais e a Web 2.0 estão crescendo a cada dia. E junto com esse crescimento, está o aumento do número de usuários. Mas muitos desses novos usuários ainda não estão familiarizados com essas ferramentas e muitas vezes não sabem como utilizá-las corretamente.

Talvez a ferramenta que mais tenha crescido nos últimos tempos seja o Twitter. A cada dia, centenas de novos usuários em todo o mundo criam novas contas e formam novas redes de contato. E como acontece com tudo o que é novo, muita gente passa a usar o Twitter sem saber direito como funciona.

Neste artigo serão apresentadas algumas dicas de como se comunicar melhor no Twitter, entendendo seu princípio básico, algumas das funções mais utilizadas pelos usuários e finalizando com algumas dicas e recomendações de etiqueta.

Não serão explicado aqui detalhes do que é o Twitter ou o que são microblogs. Para tal, aconselhamos a leitura os seguintes artigos sobre o tema:

Usos mais comuns

O Twitter começa na sua página de apresentação com a pergunta: “O que você está fazendo?” Esse talvez seja o principal uso dessa ferramenta, contar ao mundo o que você está fazendo naquele momento. E talvez essa seja a grande funcionalidade do twitter: atualizações em tempo real. O usuário @aomirante postou alguns twits que ilustram como isso pode acontecer:

Uma pequena piada história com a noção de tempo real do Twitter

Uma piada histórica sobre a noção de tempo real no Twitter

Além de postar o que se está fazendo naquele momento, os 140 caracteres servem para dar opiniões sobre um filme, apresentar dicas de bons restaurantes ou ainda postar links para sites interessantes de se visitar. Muitas pessoas ainda postam links para artigos recém publicados em seus blogs como forma de divulgação.

Como o Twitter forma uma grande rede social onde todas as pessoas que o seguem leem em tempo real o que você escreve, um uso bastante comum é fazer perguntas e receber as respostas em tempo real de várias pessoas diferentes. Ao invés de chamar seus amigos no MSN e perguntar a cada um deles, posta-se a pergunta no twitter e aguarda-se a resposta. Geralmente, quem sabe acaba respondendo.

O @ identifica seus amigos no TwitterRespondendo em 140 caracteres

O Twitter permite que você mande postagens direcionadas a uma ou mais pessoas e estas receberão os twits dessa forma. Para tal, basta colocar um ‘@’ antes do nome do destinatário da mensagem. O twitter reconhece isso e coloca uma marcação especial na página dessa pessoa e permite que ela veja as postagens feitas direcionadas a ela. Então, se você quiser mandar uma mensagem ao usuário “seuamigo”, você deve iniciar sua postagem com “@seuamigo”.

Mensagens Diretas em 140 caracteres

Mas às vezes você quer que sua resposta seja só para a pessoa e que ninguém mais a veja. Se esse for o caso, você deve mandar uma mensagem direta, ou DM (Direct Message). Para o Seuamigo receber uma mensagem direta, basta você iniciar sua postagem com “D Seuamigo”. Assim, o Twitter vai reconhecer que essa é uma mensagem direta e a enviará unicamente para ele.

Usando Hashtags em 140 caracteres

Use #hashtags para indexar o seu twitUma forma interessante de ajudar a indexar o seu artigo é usar hashtags. Toda palavra iniciada pelo sinal ‘#’ torna-se uma tag, ou etiqueta, que ajuda outros usuários a saber sobre o que você está falando. Postagens com temas semelhantes geralmente carregam a mesma hashtag. Então, caso você queira que determinado twit seu seja encontrado por outras pessoas, você pode colocar uma #hashtag identificando a postagem com aquela etiqueta. Só lembrando que as hashtags contam como parte dos 140 caracteres.

Retwittando

Às vezes o que você recebe de uma pessoa é tão bacana que você gostaria que outras pessoas vissem aquilo também. A ética diz que você tem que dar os créditos para o autor da frase, se não aquilo é plágio. No Twitter, essa prática é conhecida como Retwittar, e existem algumas formas de se fazer isso.

Retwitter mensagens interessantes a seus amigosImagine que você recebeu de Seuamigo a seguinte mensagem:

Seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.

Você gostou tanto disso que quer repassar para seus amigos que não necessariamente seguem Seuamigo. Você então retwitta a mensagem de uma das seguintes formas:

RT @seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.

Ou ainda:

Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante. (via @seuamigo)

Ambas as formas são válidas entre os usuários do Twitter e aceitas como maneiras de dar crédito ao autor da frase original. É sempre importante lembrar-se disso, pois ninguém gosta de pessoas que só roubam as ideias e postam como suas.

Mensagens maiores do que 140 caracteres

Por mais que 140 caracteres seja o bastante para muita coisa, muitas vezes ela não é o suficiente para passar uma ideia um pouco maior. Para tal, aconselha-se quebrar a frase em duas ou mais e postar uma seguida da outra. Mas é importante lembrar que o Twitter não é um lugar para se escrever longos textos, somente pequenas mensagens. Essa prática de quebrar uma mesma mensagem em dois ou mais twits deve ser usada com discrição.

Use o Twitpic.com para mostrar suas fotos no TwitterFotos em 140 caracteres

Mas nem sempre queremos mandar uma mensagem de texto e queremos mandar uma foto do que estamos fazendo ou vendo naquele momento. Atualmente, muitos celulares já têm câmera digital e conexão com internet que permitem mandar, via algum cliente de Twitter para celular, a foto recém tirada. Outra opção é tirar a foto e carregá-la para o computador para twittá-la.

O Twitter em si não manda fotos, mas todo usuário do Twitter tem automaticamente uma conta no http://twitpic.com/ que é um serviço de envio de fotos via Twitter. Você carrega a foto no http://twitpic.com/, escreve uma breve descrição e envia a foto via Twitter. Quem quiser ver sua foto, clica no link criado e ele abre no navegador a página no http://twitpic.com/ com essa foto.

Links em 140 caracteres

Uma das práticas mais comuns entre os usuários do Twitter é compartilhar links de páginas interessantes. Muitas pessoas inclusive colocam os links de seus blogs para que seus seguidores saibam em tempo real das novidades do blog. Mas muitas vezes os links são muito grandes e, junto com uma breve descrição da página, ocupam mais de 140 caracteres.

Para evitar que isso aconteça, o Twitter já vem com um sistema para encurtar links, o http://bit.ly/, que deixa seu link com aproximadamente 20 caracteres. Dessa forma, você pode passar o link e descrevê-lo dentro do espaço oferecido.

Contudo, lembre-se sempre de descrever o link de forma que atraia seus seguidores a clicar nele e também que ele saiba do que se trata antes de clicar. Nada mais chato do que você clicar em um link que você não sabe aonde vai te levar.

Encurte e conte seus links com o http://migre.me/Além do http://bit.ly/ existem outros serviços para encurtar links bastante usados no Twitter. Entre eles temos o http://tinyurl.com/, o http://twurl.nl/, o http://is.gd/ e o brasileiro http://migre.me/.

Desses, o migre.me é o único 100% integrado com o Twitter, o que significa que ele conta quantas vezes esse link foi clicado, qual usuário twittou e quais retwittaram. Além disso, ele cria um banco de dados com todos os links twittados e retwittados por um usuário. Se você gosta dos links que @Seuamigo manda, por exemplo, você pode procurar por eles no http://migre.me/bookmark/.

Guarde e compartilhe seus Twits favoritosFavoritando Mensagens

Muitas vezes queremos salvar uma determinada mensagem ou porque ele contém uma mensagem interessante ou porque ele tem um link que você gostaria de guardar ou rever em outro momento. Você então adiciona essa mensagem à sua lista de Favoritos. Essa lista é pública e todos que tiverem acesso à sua página no Twitter poderão ver quais os seus Twits favoritos!

Etiqueta no Twitter

O Twitter é uma rede social, e como toda rede social ela tem uma etiqueta, um certo código de conduta seguido pela maioria de seus usuários. Aqui será visto os principais pontos a serem considerados. Mas antes, veja este breve vídeo que ilustra um pouco do comportamento das pessoas no Twitter:

Uso correto da Língua Portuguesa em 140 Caracteres

Com o advento da internet, desenvolveu-se a prática do “internetês”, que é um idioma originário das mensagens instantâneas como forma de simplificar a escrita. Mas esse “internetês” acabou tornando complexo e ao invés de simplificar complicou a escrita.

São poucas as pessoas no Twitter que usam de alguma forma do “internetês”. A maioria dos usuários acredita que a melhor forma de se passar uma mensagem em 140 caracteres é utilizar o português normal. Não há porque escrever “naum” que ocupa 4 caracteres ao invés do correto “não” com três caracteres ou a forma “eh” com 2 caracteres ao invés do correto “é” com somente um caractere.

Use corretamente a lingua portuguesa para ser compreendidoAlém disso, como as mensagens são curtas, complicá-las trocando letras ou escrevendo todas em maiúscula ou invertendo maiúsculas e minúsculas, ou seja, escrevendo de alguma forma que fuja do português usual, é vista com maus olhos. Quando se faz isso, corre-se o risco de não se passar a mensagem que se queria em tão pouco espaço. A melhor maneira de se passar um recado em 140 caracteres é escrevê-lo corretamente.

Uma prática aceita para ajudar a encurtar as mensagens são as abreviações. Por exemplo, ao invés de se escrever “porque” que ocupa 6 caracteres, pode se escrever simplesmente “pq”, ou ainda, ao invés de se escrever “qualquer” que ocupa 8 caracteres, um simples “qq” de dois caracteres é suficiente. Abreviação não é considerada pelos usuários do Twitter como uma forma de não se escrever o português corretamente, mas sim de tentar ocupar menos espaço nas mensagens, algo essencial nessa rede social.

Devo seguir quem me segue?

Siga seus amigos no Twitter e forme sua rede socialMuita gente segue todas as pessoas que o seguem. Outros seguem menos, outros seguem mais. Twitter, ao contrário de outras redes sociais, não é um concurso de popularidade onde ganha quem tem mais amigos. O sistema ainda divide essa relação em dois grupos, aqueles que você segue é um grupo e aqueles que seguem você é outro grupo. Seguir muita gente não é sinal de popularidade, mas sim ser seguido por muita gente.

Muitas pessoas acreditam que devem seguir aqueles que os seguem. Porém, isso não precisa ser regra. Você deve seguir somente quem você quiser e quem achar interessante. Com o tempo, você perceberá que as pessoas vão te seguir e acompanhar o que você tem a dizer não porque você as segue, mas porque diz coisas interessantes.

Inclusive, muita gente deixa de seguir quem tem muitos seguidores. Considere que com o Twitter você lê tudo o que todos os seus amigos publicam diariamente. Seguir mais de 1000 pessoas só mostra que você dificilmente irá ler o que recebe e dará pouca atenção a eles.

Preencher informações na Página do Twitter.com

Uma das coisas mais importantes a se fazer é preencher corretamente e da melhor forma possível suas informações na página do Twitter.com. Muita gente não quer nem saber de pessoas que não conhecem, por mais interessantes que possam ser algumas de suas postagens. As informações mais importantes que não devem ser esquecidas são:

  • Seu nome, pois assim as pessoas saberão quem você é,
  • Sua localização, para saberem de onde você é,
  • Uma breve biografia, para saberem um pouco mais sobre quem você é,
  • Um link pessoal que pode ser de seu blog ou conta do Orkut, pois hoje em dia todos têm alguma coisa própria na internet,
  • Sua foto, conhecida como Avatar, que vai representá-lo em todas as suas mensagens.

Além disso, você pode personalizar a imagem de fundo de sua página no Twitter, para deixá-la mais atraente para quem vai visitá-lo. É mais fácil conseguir mais seguidores e mais amigos com uma apresentação melhor do que com a imagem tradicional do Twitter.

Seja atraente para os outros no Twitter

Conclusão

Espero que com essas dicas você consiga melhorar sua comunicação e sua participação no Twitter, que é a rede social que mais cresce atualmente na internet. Elas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência!

Como Usar jetAudio Basic

Por Camila Porto de Camargo
segunda-feira, 18 de maio de 2009
123próxima »

Conheça as funções de um dos players mais completos e dinâmicos do mercado e mantenha sua paixão por filmes e músicas

Quem ama música e vídeos sabe que encontrar um player que dê conta de todas as suas necessidades é muito difícil. Quando o aplicativo não possui recursos extremamente limitados, peca no quesito compatibilidade de formatos, interface, não suporta legendas, não oferece configurações de áudio e vídeo à altura das suas exigências ou qualquer outro problema. Se você instalou quase todos os players da seção Players de Áudio e vídeo aqui do Baixaki, mas não encontrou algo que realmente resolvesse seus problemas, pode dar vivas! Você acabou de encontrar o player que todo o cinéfilo ou viciado em música queria.

Como este tocador agrega praticamente tudo o que o “tocador ideal” deve ter, hoje você vai aprender a usar as muitas funções do jetAudio Basic e extrair o máximo deste programa que merece o título de Inspetor Bugiganga dos players, devido a sua enorme quantidade de opções que farão você se dar bem em qualquer ocasião.

Instalação

Para dar os primeiros passos com o jetAudio Basic, você precisa instalar o programa. Este passo é muito fácil, já que você só necessita ir avançando as telas, contudo se você encontrar alguma dificuldade ou fique em dúvida em algum momento da instalação, pode consultar o artigo Como instalar o jetAudio Basic.

Escolha a aparência

Logo após a instalação, é hora de definir a aparência do seu tocador. Há nada mais nada menos, do que oito opções diferentes de formatos e . Mesmo assim, se você não estiver satisfeito com a quantidade de formatos, pode acessar o site do desenvolvedor do aplicativo e baixar mais opções diferentes para satisfazer suas vontades.

Personalização à parte

Personalizações à parte, é hora de fazer o seu player funcionar. Para isso, há diversas maneiras fazer o som rolar solto. Uma delas é conectar seu MP3 e fazer uma varredura em seus arquivos de áudio e vídeo, ou apenas selecionar as faixas que você deseja ouvir. Assim que as músicas ou vídeos forem adicionados à lista de reprodução, automaticamente fazem parte da biblioteca do jetAudio.

O programa também busca em suas pastas (Meus Documentos, Minhas Músicas e Meus Vídeos ou todas que contenham áudio e vídeo) os arquivos que podem ser lidos pelo player, desta forma tudo o que for detectado por ele é adicionado automaticamente à biblioteca. Assim como o Windows Media Player, por exemplo, jetAudio detecta imagens referentes as faixas que estão sendo executados. Com isso é possível ter a imagem da capa do álbum daquela canção enquanto ela toca (1).

Barra poderosa

Uma das vantagens do programa é conjugar várias ferramentas indispensáveis quando se fala em áudio e vídeo: um ripador de discos (1), um conversor (2), queimador de discos (3) e um gravador de áudio (4). Todas estas ferramentas extras se encontram em uma barra, onde também é possível definir diversas configurações, tanto de aparência até de qualidade de áudio e vídeo.

Na tela central, como é possível observar, encontra-se o equalizador e este oferece dez opções diferentes — Jazz, Rock, Pop, Classic, Vocal, Dance, Rip, Ballad, Rap e Metal –, além de permitir alterações personalizáveis.

Biblioteca

Assim como na maioria dos players mais famosos, os arquivos armazenados na biblioteca ficam dispostos em formato de árvore de arquivos no lado esquerdo da tela, dentro da categoria “My Media”. Nesta categoria você pode navegar por suas pastas e encontrar tudo o que está armazenado, separado por subcategorias (vídeos, música, conteúdo da internet, playlists).

Complementos

Um complemento muito interessante para quem não se limita a ouvir suas músicas, mas também ama soltar a voz, é o Lyric Service. Ele mostra a letra da música que está sendo executada.

Não é necessário instalar nenhum plugin para isso, já que basta configurar a opção “Liric Mode” (1) e trocar a imagem da capa do disco, pela letra da faixa executada naquele momento (clique na imagem para ampliar).

Porém, vale lembrar que apenas músicas em inglês ou as interpretadas por artistas famosos são exibidas. Isso porque o site que oferece as letras possui um acervo muito restrito, ao contrário do Muita Música.

Altamente personalizável

Uma carta na manga do jetAudio é o fato de oferecer um altíssimo grau de personalização. Para comprovar isso, vá até a área de configurações do programa usando as teclas de atalho Alt+P ou clicando sobre a letra “P” no canto superior esquerdo.

Clique na imagem para ampliar
Nesta janela você tem acesso a todas as formas de configuração do programa desde as configurações de skin até opções de a alteração de formatos suportados pelo player.
Extras

Voltando às ferramentas extras (ripador, gravador de discos, conversor e gravador de áudio), você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

RIPADOR

Um ripador é uma ferramenta que permite que você copie arquivos de CDs e os insira à sua biblioteca. Isso serve para que você “digitalize” seus discos e não precise mais da mídia para ouvir as faixas, pois elas já estão dentro do seu computador. O ripador do Jet Audio é poderoso e também permite diversas configurações.

Clique na imagem para ampliar

Usar o programa não exige nenhum conhecimento técnico, já que ele oferece configurações padrão para a cópia do áudio. Para ripar um CD, insira-o na bandeja, espere o programa ler suas informações e, se desejar, defina o formato em que as faixas serão extraídas (Output format) ou para qual pasta os arquivos serão enviado (Folder). Feito isso, basta clicar em “Start” e aguardar o aplicativo terminar a tarefa.

GRAVADOR

O gravador de discos do jetAudio possui ferramentas e interface muito semelhante à maioria dos gravadores do mercado. Desta maneira, adicione os arquivos que deseja gravar e clique em “Start” para o disco começar a ser queimado. Vale lembrar que apenas arquivos e discos de áudio são suportados, desta forma se você precisa de algo mais elaborado, procure um gravador de discos.

Clique na imagem para ampliar

CONVERSOR

O conversor do Jet Audio oferece duas opções para conversão: conversão de áudio e de vídeo. Ambas são semelhantes e variam em poucos aspectos. No caso da conversão de áudio você só precisa adicionar os arquivos que deseja converter, escolher o formato de saída (Output Format) e clicar em “Start” caso não deseje realizar outras alterações.

Clique na imagem para ampliar

Se for converter um vídeo, também adicione o arquivo e altere o dispositivo em que ele será executado (Output format) e o formato de saída clicando em “Output Settings”.

Clique na imagem para ampliar

GRAVADOR DE ÁUDIO

jetAudio também permite que você grave o áudio que está sendo reproduzido no seu computador, ou ainda, do seu microfone. Você pode usar diversas opções de equalização, estabelecer a duração da gravação e o formato de saída do arquivo. É quase um estúdio de gravação em um único aplicativo.

Atalho

Para resumir todas estas ferramentas e agrupar as configurações em um só lugar, é possível acessar tudo isso de forma rápida e prática. Na barra de sistemas – barra do relógio – o ícone do player fica disponível, desta forma, basta clicar com o botão direto do mouse sobre ele e conferir um resumo de praticamente todas as alternativas de uso do player.

É claro que o tocador oferece muitas outras possibilidades de uso, contudo, aproveite que você conhece o básico do aplicativo e desvende o restante dos seus mistérios, pois agora vamos falar dos programas que acompanham o jetAudio e que prometem auxiliar na sua experiência com o áudio e vídeo (clique na imagem para ampliar).

Brinquedinhos

Além das quatro ferramentas que o programa oferece em sua interface – conversor, gravador de discos e áudio e ripador – você recebe de brinde mais cinco ferramentas super interessantes para deixar seus arquivos com cara de profissional. Ao acessar o programa através do menu “Todos os programas” é possível encontrar: um gravador e mixer de voz e áudio, um cortador de áudio, criador de logomarcas para seus CDs, ferramenta de backup de arquivos, compositor de músicas e uma ferramenta para compartilhar suas músicas através de um chat ou de uma rádio online criada por você com suas canções.

MIXAR

A ferramenta Audio Mixing Recorder serve para você dar uma de DJ e brincar com sua voz e fazer edições mirabolantes com faixas de músicas.

Clique na imagem para ampliar

CORTAR

Com o Audio Trimmer é possível cortar suas faixas de áudio para usá-las de várias maneiras. Abra um arquivo e defina em que momento ele será cortado e deixa a música do tamanho que quiser.

Clique na imagem para ampliar

BACKUP

A ferramenta de backup do jetAudio é extremamente interessante e útil. Com ela possível ter cópias de segurança dos seus arquivos e, caso algo aconteça com seu computador, seus arquivos de áudio e vídeo e todas suas playlists estarão a salvo.

Clique na imagem para ampliar

COMPOSITOR

A ferramenta Lyric Maker permite que você crie as letras das suas músicas ou escreva a letra de alguma faixa conhecida. Estas letras podem ficar disponíveis para leitura posterior na área destinada a elas no player.

Clique na imagem para ampliar

jetCast

a ferramenta jetCast é uma das mais interessantes do pacote de aplicaitivo que acompanham o jetAudio. Uma de suas funções é permitir que você compartilhe suas faixa com os usuários do player em qualquer lugar do mundo. Através de um chat, é possível enviar e receber arquivos dos diversos usuários do programa.

Além disso, as músicas que você estiver ouvindo no momento, se tornam as faixas de sua rádio online. É isso mesmo! Você pode criar uma rádio online e mostrar para o mundo inteiro o som que faz sua cabeça.

Clique na imagem para ampliar

Ufa!

Depois deste banho de ferramentas, com certeza o jetAudio merece um espaço no seu computador, pois oferecer tantas opções de entretenimento não é para qualquer um. Quem já experimentou vários players, mas ainda não encontrou a “tampa da panela”, pode começar a busca novamente pelo jetAudio, já que com esta infinidade de recursos, ele é o candidato perfeito a ocupar um lugar na sua preferencia e, quem sabe, no seu coração.